quarta-feira, fevereiro 05, 2014

CUPCAKES DE CHOCOLATE



Claro que desde que descobri os cupcakes que os filhos adoram, nunca mais deixei faltar na minha mesa de Natal, sempre com a sua decoração natalícia. Dá-me muito prazer os confeccionar.

Estes cupcakes saíram deste livro.
"Há dois segredos para estes cupcakes. O sabor rico a chocolate deve-se à combinação entre o cacau em pó sem açúcar e o chocolate amargo, e a sua textura macia e húmida deve-se a um simples método de mistura manual."

Ingredientes:
-120 g de farinha de trigo (usei Branca de Neve)
-2 c. de sopa de cacau em pó sem açúcar
-3/4 de c. de chá de fermento em pó
-1/4 de c. de chá de sal
-90 g de chocolate meio amargo, picado (usei Cacao Sampaka)
-170 g de manteiga sem sal, em pedaços
-215 g de açúcar
-3 ovos grandes à temperatura ambiente
-1 c. de chá de essência de baunilha (usei liquida)

Aqueça previamente o forno a 180ºC, e coloque a grelha a meio. Forre um tabuleiro com 12 taças para queques com forminhas de papel.
Numa tigela, misture a farinha, o cacau em pó, o fermento e o sal. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria mexendo sempre até obter um creme homogéneo. Retire do banho-maria e deixe arrefecer.
Com uma colher de pau, misture o açúcar no creme de chocolate até combinar.
Adicione os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição até ligar.
Em seguida, misture a baunilha. Adicione cuidadosamente a mistura de farinha, envolvendo apenas até não existirem vestígios de farinha. Não bata demasiado.
Divida uniformemente a massa pelas forminhas para queques, enchendo cada uma a três quartos. Leve ao forno; quando picar o centro do cupcake com um palito e este sair apenas com algumas migalhas agarradas (22 a 24 minutos), está no ponto. No meu forno levou 20 minutos. Deixe os cupcakes arrefecerem no tabuleiros sobre uma grelha de arrefecimento durante 5 minutos. Transfira os cupcakes para a grelha e deixe deixe-os arrefecer completamente. Decorei com o frosting de queijo pois é o que os filhos mais gostam. Só coloquei uma pitada de corante verde (pitada na ponta de uma faca, só o que fica agarrado à mesma) Depois envolvi com a colher sem misturar muito.

Frosting de creme de queijo:

-300 g de açúcar em pó
-50 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-125 ml de queijo creme (frio)

Com ajuda da batedeira eléctrica, a uma velocidade média, bata o açúcar em pó juntamente com a manteiga até estar tudo incorporado. .Junte o queijo creme e bata a uma velocidade média durante 4 minutos, até estar bem fofo, depois junte o corante e bata até envolver bem a cor (o que é rápido). Não deixe bater demais, para que o frosting não perca a consistência.

______ "Pobre de quem tem medo de correr os riscos...talvez não se decepcione nunca, nem sofra como aqueles que tem um sonho a seguir...quando olhar para trás...vai escutar seu coração dizendo...desperdiçaste tua vida...!"________

(Paulo Coelho)