terça-feira, fevereiro 04, 2014

SONHOS RECHEADOS COM OVOS MOLES



No ano passado fiz sonhos recheados de creme pasteleiro e outros recheados de chocolate . Este ano resolvi rechear com ovos moles o que ficou brutal, como o meu provador oficial (filho) disse. Vamos ver como fiz. A base dos sonhos é chapa cinco, é sempre igual, agora o recheio é que difere. Os de creme pasteleiro e de chocolate usei um saco pasteleiro para rechear, estes usei uma colher de sobremesa, era muito mal empregado os ovos moles que ficaria agarrado ao saco. :) Ah pois, quem usa saco sabe do que falo.

Ingredientes:
-300 g de farinha
-7,5 dl de água
-6 ovos
-1 colher de café de fermento
-1 colher de café de sal
-casca de limão

Leva-se ao lume um tacho com a água, a casca fina de limão e o sal. Quando ferver, deita-se duma só vez a farinha, começando imediatamente a mexer com colher de pau até ligar. Depois de ferver um pouco para cozer, deita-se o preparado numa tigela e, deixa arrefecer. Quando frio, junta-se um ovo e começa-se logo a desfazer com a mão a massa cozida, continuando a adicionar os ovos um a um amassando continuamente sem deitar um ovo antes do anterior estar bem incorporado na massa. Junta-se o fermento e bate-se então fortemente com a colher de pau até ficar homogéneo e corredio. Frita-se às colheradas em óleo fervente em lume brando para crescerem e rebentarem e vão-se pondo sobre papel de cozinha. Depois de frios dei um corte com uma tesoura e coloquei o doce. Polvilhei com açúcar em pó. Podem polvilhar com açúcar e canela, cada um sabe do seu próprio gosto. Os simples polvilhei com açúcar e canela, mas os recheados não gostamos (aliás, nem experimento, penso que é doce a mais).

Ovos Moles:
-300 g de açúcar
-água
-3 gemas + 1 ovo

Coloco o açúcar no tacho e cubro o mesmo com água. Deixo ferver até ficar um ponto de pérola fino, quando atingido o ponto retiro o tacho do lume e deixo arrefecer. Quando frio junto as gemas batidas com o ovo, envolvo muito bem com a vara de arames e levo ao lume até engrossar (cozinhar os ovos) o que é rápido. Assim temos um creme de ovos moles caseiro (se é que posso ter a pretensão de dizer tal, pois os ovos vêm do Hipermercado :).

___Mova-se. Seus sonhos esperam por você, mas não vão ficar esperando para sempre.______

(Paulo Coelho)