sexta-feira, fevereiro 28, 2014

QUEQUES DE LARANJA COM CHOCOLATE




Uns queques brutais como o meu provador oficial (filho) disse. Uma receita que fazia quando os filhos eram pequenos, só que os enriqueci com chocolate e uma noz. Foi mesmo só para lhes dar outra "cara" pois o sabor dos mesmos nem precisavam. Laranja e chocolate, liga na perfeição, então com a noz, ui, sublime... Vamos ver como fiz.

Ingredientes:

-2 ovos
-200 g de açúcar
-250 g de farinha
-raspa e sumo de 2 boas laranjas
-100 g de manteiga sem sal derretida
-1 pitada de sal
-1 colher de chá de fermento em pó

Na tigela coloquei o açúcar, a raspa das laranjas e a manteiga e bati muito bem. Juntei os ovos um a um batendo entre cada adição. Adicionei o sumo das laranjas e envolvi muito bem. Depois juntei a farinha peneirada com o fermento e sal, e envolvi tudo muito bem. Deitei a mistura dentro de formas de papel que previamente tinha colocado dentro das formas dos queques. Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, o tempo de cozedura no meu forno foi de 12 minutos, mas já sabem o teste do palito, ok?
Depois dos queques cozidos e arrefecidos coloquei uma colher de sobremesa de ganache de chocolate, e uma noz.

“Mas não tenho mais tanta pressa. Comecei a aprender a ser mais gentil com o meu passo. Afinal, não há lugar algum para chegar além de mim. Eu sou a viajante e a viagem.”

Ana Jácomo