sábado, maio 24, 2014

BANANA SPLIT [GELADO DE CHOCOLATE E NOZES]



Gelados, já todos (as) sabem, o quanto eu sou "surtada" desde que me conheço por gente :). Banana Split já tinha feito aqui uma versão.

A história da banana split retirei daqui:

A banana split é uma sobremesa servida à base de sorvete e bananas. Originalmente americana, é considerada um tipo de sundae. Na sua forma clássica, é servida numa travessa em forma de barco. A banana é cortada ao meio longitudinalmente e colocada na travessa. Apesar de variar os sabores, tipicamente são servidas sobre a banana bolas de sorvete de baunilha, chocolate e morango. É comum servir o sorvete com calda ou xarope de chocolate, morango ou caramelo. Por último, é guarnecida com nozes, castanhas ou amêndoas quebradas em pedaços pequenos.
A história da banana split é controversa e existem muitas versões para o fato. Segundo o Livro da Banana Split,[1] em 1904 a sobremesa foi inventada na pequena cidade de Latrobe, por David Strickler, um farmacêutico aprendiz. Ele adorava inventar receitas de sundae na farmácia onde era empregado. Um dia, como tinha bananas para a sobremesa, cortou ao meio a fruta e cobriu as metades com bolas de sorvete e calda de frutas.

A minha estória desta banana split é outra. Como disse aqui, a minha filha desde fim de Março esteve doente. Sempre com febres muito altas (39ºC/40ºC). No primeiro dia chamei o médico a casa (era um sábado), chegou a médica muito simpática, mas não descobriu nada, receitou antibiótico. Ok, eu não sou médica. Ao fim de 3 dias a febre desapareceu. Quando a filha acabou o antibiótico, ao fim de cinco dias de terminar o mesmo, acordou outra vez com febre alta. Chamo de novo o médico a casa. Outra médica muito simpática, muitos exames, muitos toques, muito puxões (cabeça para um lado e outro) ok, antes da mesma chegar já eu o tinha feito, pois a minha experiência como mãe já é grande e a filha com 6 anos, teve uma encefalite. Bem começa por dizer se o antibiótico que a Vivi tomou não fez nada, é porque é fraco, devia ser uma virose, mas agora deve ser uma bactéria. Ok, virose/bactéria, quem sou eu para duvidar!?!? Estávamos num fim-de-semana, ir ao hospital, não queria ir, pois todos sabemos o que se passa, desde que começou os cortes, é infeções hospitalares que é mato:(. Pensei na segunda feira levar a filha ao médico de família que já é nosso há perto de 15 anos e até confio nele e assim foi. Primeiro contei-lhe o que se passou da primeira vez e segunda. Disse-lhe os antibióticos que tinha tomado e estava a tomar. Ficou logo aborrecido das colegas receitarem antibióticos só porque a Vivi tinha febre, e mais nenhum sintoma. Passou um RX e uma catrefa de análises, para fazer mas alertou-me logo para as mesmas deviam estar alteradas com os antibióticos. Fui com a filha fazer tudo. Passou-lhe de novo a febre. Quando tive os resultados foi rápido pois recebi por e-mail, fui ter com o Dr. Carlos, leu as análises e disse a Vivi tem uma infeção, mas  onde não sei, até aí, já tinha eu chegado, pois não sendo médica também tinha lido as mesmas e tinha visto.

Passou de novo análises para fazer para depois do dia 17 de Maio. Tudo bem, a Vivi não tinha febre. Passado uns dias volta de novo a febre e nunca para brincadeiras (38,7ºC/39,8ºC,etc) onde a minha filha chegou a ter algumas ausências. Eu já não chamei o médico de seguro a casa, disse logo: vou ligar para o Dr. Antunes, um médico que já conheço há mais de 28 anos. Foi Pediatra dos filhos e continuou, pois ele dá consultas de Pediatria e Adultos (Clinica Geral). Quando eu morava na Amadora ele morava em frente da minha casa. Mas desde que me mudei para aqui, deixei de ir, há uns 13 anos que não o visitava. Mas a filha disse logo:-Mãe, não quero ir à Amadora (desde que os meus pais partiram é doloroso para nós irmos à Amadora) vamos ao Dr. Carlos. Pronto contrariada fiz-lhe a vontade. Fui cedo (9h) ao Centro fui falar com o Dr. ele diz logo: A Viviana está aí? Não, deixei-a em casa, estava com 39ºC. E como não sabia se o Dr. Estava a dar consultas hoje. Vá marcar a consulta e depois esteja aí com ela às 11,30h para a ver, vou dar a consulta às crianças depois atendo-a logo. Assim foi, logo que chegamos foi só o tempo de sentar-mos, foi logo chamada. Mais uma vez não havia sintomas nenhuns e ainda não tinha chegado a altura de repetir as análises. Mandou só tomar o Ben-nu-ron e Brufen. Lá venho eu para casa mais uma vez sem saber o que a minha filha tinha. Passado dois dias a febre desapareceu. Mais uma semana sem febre. Ao fim desse tempo estávamos a jantar e reparo que ela estava com frio, e nem estava frio, disparou logo o meu coração: catrapúm febre de novo e sempre alta.  Aí, nem lhe perguntei nada vou logo ligar para casa do Dr. Antunes, é ele atender o telefone, identifico-me e pergunto, se calhar nem se lembra de mim. Mas quando digo: Sou a mãe da Vivi e Mauro, grande festa que ele me fez :) e disse logo: Leve a Vivi ao consultório amanhã estou lá às 8h, mas que vá em jejum. Assim foi, sai de casa eram 6,45h (tive um dejá-vú) quando ia cedo para a Amadora para ir com o meu pai e depois com a minha mãe fazer os marcadores ao Hospital na Amadora. Compreendi a filha tão bem quando ela não quis ir, mas agora não lhe dei escolha, escolhi eu. Logo que cheguei tive também uma grande receção da São, pois também me conhece desde sempre, e disse logo: A D. Isabel continua na mesma (mãe galinha, mãe preocupada). Claro não é por os filhos serem adultos que deixei de ser mãe, serei sempre a mesma. Os meus filhos são tudo. Cada vez compreendo mais a minha avó e mãe, quando os meus filhos eram pequenos e tinham aquelas doenças de criança e eu dizia: Estou deserta que cresçam assim tudo passa, eles dizem o que têm. Elas diziam logo: "Filhos criados preocupações/trabalho dobrados". Eu discordava, claro tinha a mania que sabia, e não (sabia) que só mesmo a idade/tempo nos dá a sabedoria :). Agora sim, estou sempre a recordar-me pois há dores que os filhos têm, que não é um mimo, um beijo, um abraço uma ida a um sitio/local que eles gostavam que passa, agora as dores deles é mais profunda em nós. Mas voltando ao consultório do Dr. Antunes, logo que abre a porta e estende a mão para me cumprimentar, eu digo logo:- Dr. desculpe, mas tenho que lhe dar um abraço, foi um calmante para mim, senti-me segura, senti que agora sim, estava bem acompanhada: Começamos a conversar eu digo tudo o que se passou desde o início, mostro (gráficos dos meses, dias,  febres, horas, RX análises) e tudo o que eu sabia que podia ajudar. Examina a minha filha com aquele segurança que eu mãe já tinha saudades:) começou logo a dizer o que pensava (pelas análises anteriores) mas que íamos despistar  fazer novas análises a tudo. Queria que fosse logo de seguida à Clinica Joaquim Chaves em Miraflores, o Dr. Antunes sempre foi de mandar fazer exames ao sitio que ele tem confiança. Eu tenho perto de minha casa uma Clinica Joaquim Chaves, mas ele quis a de Miraflores. Eu ao falar com ele sobre os médicos (neste caso médicas) que os seguros mandam a casa, ele só disse: têm que trabalhar coitados. Pois...segui para a Clinica coloquei a receita com as análises pedidas em cima do balcão com o cartão do seguro da filha. No final pediram (€€€) eu ainda disse, mas tem o seguro! Sim, mas há analises que o seguro não cobre ou só cobre uma parte (aquelas especificas), ok, paga e não  bufas  Isabel. Só pensei! E quem não pode pagar, pois ao pagar a fortuna que pago por ano de seguros de saúde pensava que cobria estes casos. Ao fim do dia o Dr. Antunes ligou-me a dizer que já tinha recebido (via e-mail) alguns resultados, e por ali confirma-se as suas suspeitas, mas tínhamos que esperar as restantes que deviam estar prontas em 48 horas. Mas no dia seguinte estou eu a receber de novo outra chamada do Dr. Antunes a dizer que tinha ligado para a Clinica e já sabia o que a Vivi tinha, confirmou-se o que ele desconfiava. Pediu para passar pelo consultório para levantar a receita do antibiótico agora o verdadeiro, pois os anteriores foi rebuçaditos para tornarem a bactéria mais resistente. E mais exames para fazer passado oito dias de terminar o antibiótico. Mais uma vez eu digo como sempre disse desde que conheço este médico: É Dr. Antunes na terra e Deus no Céu. Obrigada!
 
Eu sei, estão a pensar, bolas a Isabel para partilhar uma receita tão simples é preciso contar uma estória tão grande!?!? Tem toda a razão. Mas podem passar à frente e lerem só a receita do gelado.  Esta sobremesa foi para a filha, a verdadeira receita é com gelado de baunilha, morango e chocolate. Mas a filha doentinha teve direito a tudo e mais algo. Por isso o gelado foi de chocolate, pois é o preferido dela, vamos a mais uma receita de gelado de chocolate, pois já tenho várias no blog. Gelado de baunilha e morango também já tenho no blog.
 
 
 Receita retirada deste livro, mas com algumas alterações.
 
Ingredientes: Gelado de chocolate com nozes.
 
-375 ml de leite gordo
-375 ml de natas espessas
-185 g de chocolate negro amargo ou semiamargo partido em bocados
-4 gemas de ovos grandes
-125 g de açúcar
-1 pitada de sal
-1 c. de chá de extrato de baunilha
-30 g de nozes grosseiramente picadas
 
Misturei o leite e natas num tacho. Aqueci em lume brando até começar a borbulhar nas extremidades, o que foi rápido.
Coloquei o chocolate partido numa tigela. Deitei a mistura quente do leite sobre o chocolate e deixei derreter. Mexi até obter uma textura cremosa.
Entretanto, misturei as gemas com o açúcar e sal. Bati com uma vara de arames até obter uma mistura cremosa e o açúcar começar a dissolver-se.
Aos poucos, fui acrescentando a mistura do leite com o chocolate pouco a pouco até a mistura homogeneizar. Juntei a baunilha e deitei a mistura no tacho de novo e levei ao lume sempre a mexer em lume brando com uma colher de pau até fazer ponto de estrada. Não permitir que o creme atinja ponto de ebulição. Retirar do lume. Coloquei o tacho dentro de uma tigela cheia de cubos de gelo e água. Mexi de vez em quando até arrefecer. Cobri com película aderente comprimindo-a de maneira a que se cole a toda a superfície do creme, para impedir a formação de uma pele. Guardei no frigorífico 4 horas. Ao fim desse tempo deitei a mistura na sorveteira a trabalhar quando começou a engrossar juntei as nozes e deixei acabar, o que levou no total 35 minutos.
 
Montagem do gelado.
 
Num recipiente coloquei 3 bolas de gelado ao lado umas das outras. Descasquei e cortei uma banana ao meio e coloquei nas laterais. Coloquei umas rosetas de chantilly que fiz com o saco pasteleiro, e reguei com ganache que fiz com chocolate e natas, polvilhei com amêndoa picada.

"Seja uma pessoa que valoriza a essência, não a aparência, cultive os valores mais profundos e não caia na tentação de se tornar um "super" em um mundo de estrelas sem brilho próprio."
 
(Roberto Shinyashiki)