terça-feira, junho 24, 2014

FILETES DE CHAPUTA COM MIGAS DE FEIJÃO FRADE E ESPINAFRES




Peixe já tenho aqui escrito e quem me conhece desde sempre sabe que adoro. Seja que peixe ou maneira de cozinhar for. Chaputa adoro filetes, mas posso dizer que há talvez uns 7 anos que não comia. Numa das minhas idas à Makro, na peixaria tinha chaputa, e como a senhora é tão, mas tão simpática, tive/tenho coragem para pedir para pesar e fazer filetes de uma chaputa. Sim, pois eu penso que a crise, hoje em dia deu para o pessoal ter outra atenção a atender. Ok, para meio entendedor, meia palavra basta. Escusado eu ter que explicar tudinho. :) Vamos ver como fiz os filetes, aliás é como sempre fiz e faço.


Coloquei os filetes dentro dum tupperware, juntei 4 dentes de alho picados, esfarelei duas folhas de louro, temperei com sal marinho, pimenta-preta moída na altura, e reguei abundantemente com sumo de limão. Reservo no mínimo 3 horas. Depois retirei os filetes da marinada, retiro algum  bocado de alho que venha agarrado, passei por farinha de milho, e ovo batido, fritei em azeite. Escorri em papel de cozinha. Servi com umas migas de feijão frade e espinafres. Vamos ver como fiz.


Escorri uma lata grande de feijão frade. Limpei e escolhi metade de um molho de espinafres. Esfarelei o miolo de 3 fatias de broa. Numa frigideira coloquei 3 dentes de alho picados reguei com azeite e levei ao lume. Quando começou o alho a "dançar" :) juntei as folhas dos espinafres, começou a murchar juntei o feijão, a broa e temperei com sal marinho e pimenta-preta moída na hora. Foi o tempo de harmonizar sabores.

"Há olhos que me julgam, mas o coração de Deus me conhece..."

(Bárbara Coré)