quarta-feira, junho 25, 2014

SALAME DE CHOCOLATE EM BARRAS




Salame de chocolate, os filhos desde sempre que gostam. Mas no percorrer da minha caminhada, fui alterando os ingredientes. Se em criança sempre comi o salame que a minha mãe fazia com bolachas marias, lembro-me, em criança na altura do Verão chegarmos da praia e eu ir ao frigorifico tirar uma fatia de salame ou de bolo de bolacha também feito com bolachas marias. Sabia-me tão bem fresquinho. Agora a falar de bolo de bolacha, é que vi que nunca fiz o meu bolo de bolacha. :) Ok, brevemente segue para "bingo". Já tinha feito aqui o meu salame, e aqui.  A filha quando viu o que eu estava a fazer, até os olhos se riram.


Ingredientes:
-250 g de manteiga
-120 g de açúcar
-2 gemas
-200 g de chocolate em tablete
-1 c. de sopa de cacau
-100 g de avelãs peladas e levemente loirinhas
-1 pacote de bolachas Speculoos (Lotus está aqui as bolachas)


 Numa tigela bati a manteiga com o açúcar muito bem juntei as gemas e bati a mistura, juntei o cacau e o chocolate derretido em banho-maria, as bolachas grosseiramente partidas, e envolvo tudo muito bem. Nessa altura juntei as avelãs e envolvi.  Num tabuleiro forrado com papel vegetal coloquei a mistura e  com uma colher alisei a parte superior. Levei ao frigorífico. Deixei de um dia para o outro.  Virei o tabuleiro numa tábua de vidro e cortei barras, mais ao menos do mesmo tamanho. Polvilhei com cacau em pó.

Notas: Se quiserem  podem pincelar o papel com um licor, vinho do Porto, e depois colocam a mistura. Eu fazia sempre isso, pois aprendi com a minha mãe. Mas como o filho não está, a filha gosta mais sem sabor algum a álcool. Se quiserem fazer o salame, já sabem. Colocam a mistura em cima do papel e depois com a ajuda do mesmo enrolam estilo rebuçado. :) Se quiserem utilizar as bolachas-marias estão à vontade, eu nunca  utilizo pois não é dos meus "dreams" quando era criança só comia as bolachas-marias  no leite, estilo uma papa :) gostava e a minha mãe fazia-me por vezes para o pequeno-almoço ou lanche, quando eu lhe pedia. Utilizo sempre as bolachas Digestivas nos meus Cheesecakes, mas neste dia fiz com estas e ficou uma verdadeira maravilha, com um travo a canela. Agora estas bolachas basta apertar com as mãos, e desfazem-se, não coloquem na picadora, pois fica em pó.
"O passado pode ser a história de como chegamos até aqui, mas não precisa ditar o que acontecerá daqui em diante..."
(Bárbara Coré)