segunda-feira, janeiro 26, 2015

BORREGO ASSADO


 
Como disse aqui apareceu-me meio borrego em casa. Desta vez, resolvi fazer a perna assada com o tempero normal (para mim) e simples mas que ficou uma delicia. O tempo de cozedura deste borrego caseiro é "quase" o tempo da cozedura das batatas... o sabor e textura é divino. Vamos ver como fiz.




Cortei a perna em bocados (esta, a parte pior para mim e vizinhos :) sim, não tenho jeito nenhum para talhante, então as marteladas que dou nos ossos são sempre superiores às necessárias, e o barulho idem aspas...) Numa tigela coloquei 5 dentes de alho descascados e picados, 1 c. de sopa bem cheia de massa de pimentão caseiro (este foi-me oferecido), 2 folhas de louro esfareladas e umas pedrinhas de sal marinho reguei com azeite e misturei muito bem. Coloquei num tabuleiro de barro os bocados da perna do borrego, e envolvi no preparado, borrifei com vinho branco. Deixei na marinada de um dia para o outro. Levei o tabuleiro com o borrego, ao forno pré-aquecido a 180ºC. Fui virando e regando com o molho. Ao fim de 20 minutos juntei as batatinhas e envolvi no molho. Deixei assar. Servi com uma salada verde.

"O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte."
 
(Mahatma Gandhi)