domingo, maio 17, 2015

WORLD BAKING DAY 17 DE MAIO 2015 [BOLO DE AMÊNDOA]


World Baking Day, que este ano se realiza a 17 de Maio. Este projeto nasceu da vontade de inspirar a vida das pessoas e mostrar-lhes que fazer um bolo não é tarefa difícil mas, pelo contrário, que pode ser uma excelente atividade de prazer e descontração pessoal ou em família, sendo que o resultado, mais ou menos perfeito, é sempre uma conquista e um motivo de orgulho. Mimar oferecer um bolo a alguém é reconfortante, neste caso atendendo um pedido do meu filho, para fazer um bolo igual ao do seu aniversário


 Hoje é o aniversário do amigo P. que provou o bolo do aniversário do filho e ficou extasiado com o sabor e texturas do bolo. Daí o pedido do filho e como pedidos/vontades dos filhos (neste caso filho) é para cumprir (pelo menos para uma mãe como eu). Fiz o bolo só que em vez de enfeitar com frutos vermelhos espalhei sementes de maracujá e as velas de 31. :) O filho veio buscar o bolo. Parabéns P.

Ingredientes:
bolo de amêndoa.
 -250 g de açúcar
-150 g de miolo de amêndoa
-4 ovos grandes
-50 g de pão ralado
-40 g de farinha
-1 c. de chá de fermento em pó
-60 g Vaqueiro sabor a manteiga

Misturei as gemas com o açúcar, a Vaqueiro derretida e a amêndoa com pele moída, bati bem. Depois juntei o pão ralado, a farinha com o fermento e por fim as claras em castelo só a envolver. Levei o preparado ao forno a 180ºC. pré-aquecido numa forma untada e polvilhada de pão ralado. Já sabem, o teste do palito!

P.S. Aqui a receita é para um bolo, fiz dois bolos ok?



Doce de ovos com maracujá:
-6 gemas
-100 g de açúcar
-50 ml de água
-100 ml de polpa de maracujá

Primeiro coei uma lata de polpa de maracujá. As sementes reservei! Coloquei um tacho ao lume com a água, açúcar e a polpa de maracujá. Deixo fazer o ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames, levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.

Merengue:
-6 claras
-180 g de açúcar

Cortei dois círculos de papel vegetal com o diâmetro do bolo. Liguei o forno a 130ºC.
Bati as claras na tigela até ficarem em espuma. Sem parar de bater fui juntando o açúcar até o merengue estar firme e formar picos. Dividi o merengue sobre os círculos de papel vegetal e levei ao forno previamente aquecido durante 1 hora e 45 minutos. O tempo do suspiro estar seco. Deixei arrefecer dentro do forno.

Chantilly:
-400 ml de natas para bater
-2 folhas de gelatina

Demolhei as folhas de gelatina em água fria e deixei amolecer. Bati as natas até espessarem. Escorri a  água da gelatina, derreti no micro-ondas e juntei em fio e a pouco e pouco até estar bem incorporado nas natas. Não, não esqueci o açúcar, não usei, pois o chantilly era para colocar por cima do merengue.

Agora  a montagem: Num prato coloquei um bolo de amêndoa cobri com metade do doce de ovos de maracujá, espalhei as sementes de maracujá reservadas. Parti um disco do merengue e polvilhei por cima do bolo. Coloquei o outro bolo por cima e cobri com o resto do doce de ovos com maracujá. Coloquei o disco de merengue e cobri com o chantilly e sementes de maracujá!