quinta-feira, junho 25, 2015

CAVALINHAS À BRETÃ


  
 
Quem me segue já viu várias receitas, e leu muito sobre a minha "paixão" por sardas ou cavalas. Um peixe que sempre adorei, desde que me conheço por "gente". :) Quando era criança, sempre ouvi o pessoal a comprar o peixe e dizer que era para o gato. Eu sempre fui curiosa, achava estranho, pois sabia que as senhoras não tinham gatos. Perguntava à minha saudosa mãe pelos gatos, ela explicava, mas eu ficava sempre a perceber o mesmo, só mais tarde percebi, é o que faz a idade. Na minha casa (pais) só eu gostava deste peixe, a minha mãe comprava o peixe para a família, mas quando tinha a sorte de apanhar sardas ou cavalas para mim sabia logo que eu ia adorar. Pensando bem, eu era uma criancita muito à frente no tempo. Naquele tempo era o peixe do pobre, passado longos anos, fez-se luz e agora o peixe foi promovido, agora já não é vergonha comer sardas ou cavalas, pois é um peixe recomendado por médicos. Ou seja com 56 anos feitos comi muito peixe com benefícios, por isso disse: que era uma criança muito à frente, pois sem saber (se calhar até sabia) já me andava a prevenir. Hoje em dia com a divulgação dos benefícios que o ácido gordo Omega tem no nosso organismos, todos os peixes "azuis" muito ricos nesta substância (cavala, sarda, sardinha, carapau, chicharro), passaram a ser vistos com outros olhos. Vamos à receita que saltou do meu livro "Doze meses de Cozinha" um livro que me acompanha desde os meus 14 anos.


"São as cebolas picadas que justificam a denominação deste prato, ligando-o assim a uma das mais ilustres famílias da gastronomia regional francesa a cozinha bretã."


Ingredientes:
-4 cavalinhas (usei 2)
-90 g de manteiga ou margarina (usei 3 c. de sopa de azeite)
-2 cebolas (usei 1)
-2 c. (de sopa) de ervas aromáticas picadas (usei salsa e funcho)
-2,5 dl de vinho branco (usei 1,5 dl)
-2,5 dl de caldo de peixe (usei 1,5 dl)
-4 c. (de sopa) de pão ralado (usei 2)
-sal (usei marinho)
-pimenta (usei pimenta-preta)



Numa taça, misturei as ervas, a cebola picada miúdo, e o azeite (se usarem manteiga é amolecida). Arranjei as cavalas(escalei-as  e retirei todas as espinhas expecto as da (parte dorsal) com uma pinça que tenho para esse fim). Temperei com sal marinho e pimenta-preta e recheei com o preparado de ervas aromáticas. A receita pede para cozer a abertura, eu preferi enrolar e fechar com fio de cozinha. Coloquei as cavalinhas num tabuleiro de barro untado com azeite. Deitei por cima o vinho branco e caldo.  Polvilhei com pão-ralado e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, o tempo de cozinhar e alourar o pão ralado. Servi com feijão-verde regado com o próprio molho que se formou no tabuleiro de assar o peixe. Ok, hoje sou eu e não o filho a aplicar o termo: Brutal. :)

"Todos estamos matriculados
na escola da vida,
onde o mestre é o tempo."
 
(Cora Coralina)