terça-feira, junho 23, 2015

LULAS COM MOSTARDA


 
 
Trouxe 4 lulas grandalhonas (800 g) da praça para rechear. A minha filha gosta, pensei fazer para o jantar. Entretanto, no caminho mudei de ideias. :) Cheguei a casa e apeteceu-me agarrar o meu livro "Doze meses de cozinha", um livro que me acompanha desde os meus 14 anos, uma oferta do meu saudoso pai, ainda me lembro o preço, custou 500 escudos o que até era caro para a época. Mas continuo a gostar de o consultar, além de ser muito completo, traz-me memórias e um cheiro de outra dimensão. Quem me segue sabe que tenho uma grande panca de cheirar os livros sejam novos ou usados, é o que faço logo que agarro num. Deixando de conversas, olhei para o livro e vi esta receita, agradou-me. Segue para bingo.

Vou colocar tal e qual a receita do livro, e também as minhas alterações:


Ingredientes:
-750 g lulas pequenas (800g de lulas grandes)
-2 c. (de sopa) de manteiga ou margarina (usei azeite 4 c.)
-500 g de tomate (usei maduro)
-2 cebolas médias
-2 gemas de ovo
-1 c. (de sopa) de mostarda
-1 c. (de sopa) de vinho branco
-salsa, sal (usei sal marinho) e pimenta (usei pimenta preta)


Lavei as lulas, arranjei-as e cortei em argolas. Cortei as cebolas em rodelas muito finas e levei-as a amolecer, em lume brando com o azeite. Juntei o tomate sem pele nem sementes e deixei ferver durante 15 minutos. Passei com a varinha mágica. Levei de novo o tacho ao lume e juntei as lulas ao molho e adicionei um pouco de água. Tapei o tacho e deixei cozinhar até as lulas ficarem macias. Quando as lulas estavam cozinhadas, retirei o tacho do lume, e juntei as gemas, mostarda e vinho branco. Envolvi muito bem e temperei com sal marinho (pouco) e pimenta preta moída na hora. Servi de seguida acompanhar um arroz agulha simples. Polvilhei as lulas com salsa. Na receita diz para acompanhar com batatas cozidas polvilhadas com salsa.

"Ouse conquistar a sí mesmo."

(Friedrich Nietzsche)