quinta-feira, agosto 27, 2015

RABANETES EM CONSERVA


Abriu de novo (sim, já houve uma e fechou) uma mercearia perto da minha casa (só descer as escadas), dá muito jeito, quando me esqueço de algo, e isso é frequente, mesmo com lista. Precisava de rabanetes, para fazer uma salada, fui à mercearia/minimercado o que quiserem chamar. Não vi os ditos, mas perguntei, não tinham, mas disseram-me logo: logo à tarde já cá temos. Ok, como era para o jantar, não havia problema. Só que quando fui buscar (um raminho, como costumo comprar) tinha um saco com 1 Kg sem rama.  Fiquei sem jeito de dizer que não queria, pois era uma quantidade grande, e como todos sabemos, é um legume que começa a murchar. Lá vim eu, a pensar que volta daria. Fiz a salada, e resolvi fazer conserva de uns. Há muitos anos atrás comi em casa de uma amiga espanhola a T. uns rabanetes em conserva que ela fazia e que eu adorei. Pesquisei nos meus livros e resolvi fazer (é tudo igual).

Retirei com a faca as pontas (raízes) não tinham, mas estava lá o sitio. Lavei bem os rabanetes e enxuguei com papel de cozinha. Coloquei os rabanetes dentro de um frasco esterilizado (abanei o mesmo para as bolinhas se acomodarem bem) :) Levei ao lume uma caçarola com 1 chávena de vinagre de cidra, 1 chávena de água, 1 c. de sobremesa (mal cheia) de sal marinho, louro e 2 cravinhos, deixei fervei. Deitei com a ajuda de um coador o liquido para dentro do frasco, juntei 1 c. de chá de pimenta preta em grão. Fechei o frasco, é para utilizar ao fim de 4 dias em infusão.

"Acho que a felicidade é uma espécie de susto; quando você vê, já aconteceu. Ela é justamente uma construção pequena de todos os dias...

(Padre Fábio de Melo)