segunda-feira, outubro 05, 2015

BOLO DE CHOCOLATE DE TEXTURAS DIFERENTES DA ISABEL




Tinha um jantar, mas o filho também estaria presente, então a sobremesa só podia ser de chocolate. A M. não estava presente, pude abusar do chocolate. Apeteceu-me uma miscelânea de bolos, sabores e texturas. O nome? Esta se mesmo a ver que fui eu que dei, pois se me atrevi a elaborar um bolo, só podia também o baptizar como me apetecesse. :) O meu provador oficial (filho) disse: brutal! Só dispensava a textura dos Marshmallows, mas é porque não é apreciador. Vamos ver como fiz as 3 texturas, sabores.

Ingredientes base do bolo:
-100 g de chocolate negro
-100 g de manteiga sem sal
-2 ovos grandes
-100 g de açúcar
-1 c. de sobremesa de farinha

Bati os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Adicionei o chocolate derretido em banho-maria com a manteiga envolver rápido. Juntei a farinha e envolvi muito bem. Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC numa forma untada e forrada com papel-vegetal também untado. Levou 12 minutos (o bolo é pequeno) neste caso baixo, pois era o meu propósito.



Pavlova de chocolate:
-3 claras
-170 g de açúcar
-1 c. de sobremesa de vinagre
-1 c. de sobremesa de Maizena
-2 c. de sopa de cacau

Bati as claras em castelo, quando batidas juntei  metade do açúcar e voltei a bater até fazer picos. Juntei o resto de açúcar, farinha, cacau e o vinagre e envolvi muito bem com a vara de arames sem bater.  Forrei um tabuleiro com papel vegetal e desenhei dois círculos. Com a ajuda de uma colher de sopa preenchi os círculos com o merengue. Levei ao forno pré-aquecido a 150ºC, durante 1 hora. Ao fim desse tempo desliguei o forno e deixei arrefecer os merengues dentro do forno

Chocolate com  Marshmallows:
-300 g de chocolate negro
-80 g de manteiga sem sal
-150 g de Marshmallows

Derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria. Envolver os Marshmallows muito bem.

Montagem do bolo: Coloquei dentro da forma de mola um prato de cartão prateado com o mesmo tamanho da forma. Coloquei o bolo de chocolate, de seguida uma pavlova, depois deitei por cima a mistura do chocolate com os Marshmallows, cobri a superfície. Coloquei por cima a segunda pavlova e levei o bolo ao frigorífico até o chocolate prender. Voltei a cobrir com um ganache de chocolate.

P.S. Fiz o bolo e círculos das pavlovas do diâmetro da forma de mola. As fotos não estão bonitas, mas não ouve grande tempo para produções.


"Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras.
 Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores...Tornam-se seu destino."

(Mahatma Gandhi)