No dia que fiz a árvore de Natal e o presépio, apeteceu-me que a casa ficasse a cheirar a Natal, mas não estava com apetites de fritos, fiz um arroz doce (como leva canela nada melhor que o cheirinho a Natal). :) Mas ainda não satisfeita, resolvi fazer um bolo de laranja, a receita retirei do meu caderninho que eu adoro. Um bolo que não leva manteiga nem fermento e ficou tão fofo e delicado.
Ingredientes:
-4 ovos-125 g de açúcar (usei amarelo)
-90 g de farinha de trigo
-10 g de fécula de batata
-1 pitada de sal
-raspa de 2 laranjas
Numa tigela coloquei o açúcar e as gemas bati com a batedeira até ficar uma massa cremosa. Em seguida adicionei as claras em castelo, alternando com a farinha peneirada com a fécula de batata e o sal. Quando bem envolvido deitei a mistura numa forma untada e polvilhada com pão ralado. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até estar cozido (no meu forno levou 20 minutos) mas já sabem o teste do palito. Depois de frio deitei por cima um glacê de laranja.
Glacê de laranja:
-1 chavena de açúcar em pó
-3 colheres de sopa de sumo de laranja
Envolvi muito bem e bati com a vara de arames até encontrar a textura pretendida (brilhante).
"Natal não é uma época nem uma estação, mas um estado da mente. Apreciar a paz e benevolência, ser abundante em clemência, é ter o real espírito de Natal.
(Calvin Coolidge)