Ingredientes para a massa:
-30 g de cacau em pó
-200 g de ovo
-60 g de manteiga derretida
-100 g de farinha
-135 g de açúcar
Para embeber:
-100 ml de licor Grand Marnier(usei licor de laranja)
Para o creme:
-375 g de chocolate de leite
-375 g de natas
Para decorar:
-cacau em pó
1.Aqueci o forno a 180ºC, untei uma forma de 25 cm de diâmetro com manteiga e polvilhei-a com cacau em pó (pedia farinha, mas quando os bolos são de chocolate, prefiro polvilhar sempre com cacau).
2.Bati os ovos até fazerem espuma. Adicionei-lhes o açúcar e continuei a bater até a preparação adquirir uma cor esbranquiçada.3.Peneirei a farinha com o cacau e, aos poucos, fui juntando a mistura aos ovos batidos. Acrescentei a manteiga derretida, mas já fria. Misturei rapidamente e deitei a massa na forma. Levei a massa ao forno durante 30 minutos. Terminada a cozedura, desenformei o bolo e deixei arrefecer sobre uma rede.
4.Para preparar o creme: coloquei as natas num tacho e levei ao lume até levantarem fervura. Deitei-as sobre o chocolate partido aos pedaços e mexi até obter uma mistura homogénea. Bati com a batedeira durante 5 minutos, a uma velocidade média, até ficar cremoso.
5. Coloquei o bolo dentro dum aro.
6. Humedeci a superfície do bolo com o licor, e cobri com o creme.7. Coloquei o bolo no frigorífico (pede no mínimo 6 horas) deixei de um dia para o outro.
8. Retire o bolo do frigorífico e deixe algum tempo à temperatura ambiente.
9-Polvilhei o bolo com bastante cacau e retirei o aro. Servi de seguida. Comentário do meu provador oficial (filho) : brutal! As fotos até nem estão com muita qualidade, mas foi um pouco à pressa, estava quase na hora de ir ao cinema ver este filme Creed. :) Brutal, adorei. Boxe uma modalidade que adoro, não tivesse o meu saudoso pai sido Campeão de Boxe.