sexta-feira, janeiro 22, 2016

TARTE DE CHOCOLATE E CARAMELO




Uma tarte simples que é brutal. Já tem uns meses em rascunho, chegou a altura de ver a luz do dia. :) Vamos ver como fiz:

Ingredientes da base:
-200 g de bolachas Oreo
-4 c. de sopa de manteiga sem sal

Triturar as bolachas até ficarem em pó, juntar a manteiga derretida e envolver muito bem. Forrei uma tarteira de fundo falso com a mistura das bolachas. Levei ao frigorífico a endurecer (mais ou menos 1 hora).



Ingredientes caramelo:
-1 chávena de açúcar
-100 g de manteiga sem sal
-200 ml de natas

Levei o açúcar  numa frigideira ao lume. Deixei derreter o açúcar em lume brando. Quando estava derretido e a ficar com um tom de caramelo claro, adicionei as natas levemente aquecidas, e misturei energicamente. Quando bem envolvidas retirei do lume e adicionei a manteiga e envolvi bem até estar a mistura bem incorporada. Deixei arrefecer um pouco.


Ganache de chocolate:
-300 g de chocolate negro (usei Valrhona 70% de cacau)
-200 ml de natas

Levei o chocolate a derreter em banho-maria, quando derretido juntei as natas que bati energicamente com a vara de arames até ficar uma mistura homogénea e brilhante (sempre ao lume).

Montagem da tarte:

Na forma previamente forrada e reservada no frigorífico deitei o caramelo morno, alisei e cobri com o ganache. Depois polvilhei com pepitas de chocolate e levei ao frigorífico até servir. Que foi no dia seguinte. Uma sobremesa que o meu provador oficial (filho) disse: brutal!

"Viva o hoje,
pois o ontem já se foi
e o amanhã talvez não venha."


(Antoine de Saint-Exupéry)