Ingredientes da base:
-200 g de bolachas Oreo
-4 c. de sopa de manteiga sem sal
Triturar as bolachas até ficarem em pó, juntar a manteiga derretida e envolver muito bem. Forrei uma tarteira de fundo falso com a mistura das bolachas. Levei ao frigorífico a endurecer (mais ou menos 1 hora).
Ingredientes caramelo:
-1 chávena de açúcar
-100 g de manteiga sem sal
-200 ml de natas
Levei o açúcar numa frigideira ao lume. Deixei derreter o açúcar em lume brando. Quando estava derretido e a ficar com um tom de caramelo claro, adicionei as natas levemente aquecidas, e misturei energicamente. Quando bem envolvidas retirei do lume e adicionei a manteiga e envolvi bem até estar a mistura bem incorporada. Deixei arrefecer um pouco.
Ganache de chocolate:
-300 g de chocolate negro (usei Valrhona 70% de cacau)
-200 ml de natas
Levei o chocolate a derreter em banho-maria, quando derretido juntei as natas que bati energicamente com a vara de arames até ficar uma mistura homogénea e brilhante (sempre ao lume).
Montagem da tarte:
Na forma previamente forrada e reservada no frigorífico deitei o caramelo morno, alisei e cobri com o ganache. Depois polvilhei com pepitas de chocolate e levei ao frigorífico até servir. Que foi no dia seguinte. Uma sobremesa que o meu provador oficial (filho) disse: brutal!
"Viva o hoje,
pois o ontem já se foi
e o amanhã talvez não venha."
(Antoine de Saint-Exupéry)