sexta-feira, fevereiro 19, 2016

BOLO ANÃO




Já tinha feito aqui o bolo anão amarelo (glacê), da minha Bíblia Pantagruel, mas também disse que preferia, e que o bolo ficava mais bonito sem o glacê. Aqui está a prova, só alterei a laranja cristalizada, não tinha e onde costumo comprar a Tremoceira também não tinha, então utilizei a abóbora que tinha sobrado do Natal.


Sobre o fundo da foto, é um pano de cozinha que um casal amigo do meu filho trouxeram da Nova Zelândia, onde foram passar férias. O P. e a A. lembraram-se da mãe do amigo. :) Quando cheguei a casa do filho e ele me dá o presente, fiquei feliz, adorei, mas o filho dá logo o recado que a A. e o P. deram, é para usar...Nem pensar nisso. Usar sim em algo que fique, o caso de mandar emoldurar, só que para minha infelicidade, não tenho parede de cozinha que dê para colocar um quadro deste tamanho. Não quer dizer que num futuro não possa vir a ter uma cozinha maior, mas por agora é o que tenho. Mas guardar na gaveta, também não quero, acho um desperdício, então resolvi mandar colocar num tabuleiro e com vidro por cima. :) Achei o máximo a receita da Pavlova toda escrita, que como sabem: Pavlova é uma receita que foi feita em homenagem a uma bailarina russa de nome: Anna Matveievna (Pavlovna) Pavlova, é uma sobremesa neozelandesa. Aliás como já tinha dito aqui. Só digo: Obrigada meus queridos, por se lembrarem de mim e terem o cuidado de escolher algo tão grandioso. Adorei!



Ingredientes:
-90 g de farinha de arroz
-35 g de farinha Maizena (amido de milho)
-125 g de açúcar (usei amarelo)
-125 g de manteiga
-3 ovos
-2 c. de sopa de casca de laranja cristalizada picada (neste dia não tinha, e resolvi utilizar abóbora verde e branca que tinha sobrado do Natal)
-1/2 c. de café de baunilha em pó (usei liquida)
-1 c. de chá de fermento em pó


Batem-se as gemas primeiro com o açúcar e a baunilha e depois a manteiga derretida em banho-maria. Adicionam-se aos poucos, as farinhas peneiradas com o fermento, batendo continuamente até fazer bolhas. Liga-se-lhe a casca de laranja picada (neste caso, foi abóbora cristalizada) e envolve-se suavemente nas claras em castelo, sem bater. Coze-se em forno moderado em forma untada e polvilhada com pão ralado. Deixa-se arrefecer sobre uma grelha. Quando frio polvilhei com açúcar em pó.

"Viver é desenhar sem borracha."

(Millôr Fernandes)