quarta-feira, abril 20, 2016

TENTÁCULOS DE POTA À LAGAREIRO COM BATATA-DOCE



Recebo alguns e-mails a criticarem-me (que a vida está má para se comer polvo quando eu coloco alguma receita com o molusco). :) Há pessoal mesmo sem vida própria, além da que têm por trás da tela, enfim, pessoas pequeninas, que nem pensam, e se soubessem o que se come de polvo em minha casa (a minha família adora polvo à lagareiro ou com castanhas) crucificavam-me. Para aquelas pessoas que dizem que não podem comer peixe porque é caro (pota/molusco para mim saindo do mar é peixe!?) Santa ignorância, pessoal comecem abrir a pestana e procurem façam visitas/pesquisas se preferirem (há sempre diariamente as promoções do dia nos superes) eu sou mais física, prefiro de longe fazer as minhas visitas e ver com olhos de ver. Numa das minhas visitas semanais de ir fazer compras ao Jumbo do Almada Forum, encontrei tentáculos de pota em promoção (1,99€ kg) trouxe uma embalagem que marcava 3€ pensei,( (re)lembrei os e-mail) vou fazer à lagareiro, pois uns dias antes tinha estado a falar com uma amiga e ela disse-me que prefere pota ao polvo e nem se nota a diferencia, gosta mais. Pronto, então é assim, cá em casa o polvo ganha aos pontos, e nota-se e muito bem a diferencia, para mais que temos o palato muito apurado, mas esta pota até se comeu bem e o filho que comeu, gostou. Assim se fez uma refeição "económica" excepto as batatas-doces, :) mas cá em casa "quase" só uso essas, é pena estarem tão caras, mas preferimos.


Cozi a pota em água uma pitada de sal marinho, com 2 cabeças de cravinho e louro. Quando estava cozida deixei arrefecer dentro da água. Retirei os tentáculos e deixei escorrer bem a água (deixei 10 minutos num escorredor, percebi que absorve muito mais água que o polvo), depois coloquei as tiras num tabuleiro de barro, coloquei batatas-doces cozidas cortadas aos quartos, tiras de pimento vermelho, bastante alho e reguei com azeite extra virgem, levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até harmonizar sabores (quando o alho começa a alourar e o pimento a murchar). Assim se fez uma refeição muito reconfortante por um preço muito baixo, claro, com batatas normais, pois com estas doces, como disse mais atrás são "carotas", mas é o que uso até na sopa.

"Sempre que houver alternativas, tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso.
Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências."


(Osho)