terça-feira, abril 19, 2016

FOLAR DE FRUTAS



Equipa que ganha não se mexe. :) Verdade, este ano na Páscoa apeteceu-me de novo o meu folar de frutas, e se apeteceu o melhor é fazer, o que não me fiz de rogada. :) A Páscoa já passou, mas como faço este folar em qualquer altura, aqui vai ele de novo. O Natal, é quando o homem quiser (ditado popular), e neste caso a Páscoa é quando a mulher quer (eu). :)


Ingredientes massa:
-600 gr. de farinha
-175 gr.de manteiga derretida
-3 ovos
-1,5 decilitros de leite morno
-1 saqueta de fermento Fermipan
-sal q.b.

Ingredientes recheio:
-150 gr. de açúcar amarelo
-80 gr. de amêndoa palitada
-300 g de fruta cristalizada cortada em cubinhos
-manteiga derretida q.b.

Numa tigela coloquei a farinha, uma pitada de sal e o fermento. Juntei o leite morno e envolvi. Juntei a manteiga derretida e os ovos, voltei a envolver até a massa ficar homogénea. A massa fica um pouco pastosa mas é mesmo assim. Tapei a tigela e deixei a massa descansar até duplicar de volume. O que levou 1,30 h. Ao fim desse tempo coloquei a massa na superfície enfarinhada e estiquei com o rolo até fazer um rectângulo. Pincelei a massa com a manteiga derretida e polvilhei com o açúcar amarelo. Cobri com as frutas cristalizadas. Enrolei a massa como se enrola uma torta e depois cortei fatias (até preencher a forma) previamente untada e polvilhada com farinha. Depois polvilhei com a amêndoa palitada. Levei ao forno pré-aquecido a 200º C. No meu forno levou 45 minutos até estar num tom louro.

"Não há retorno; o tempo não permite isso. As pessoas têm de andar para a frente."

(Osho)