segunda-feira, maio 16, 2016

ATUM COM NATAS E COENTROS



Como referi aqui, gosto de ver "Os segredos da tia Cátia"apesar de já ter acabado. Mas continuando não sou mulher de ver muita TV, o pouco que vejo está incluído os programas de culinária. Gosto de ver a Cátia Goarmon ,  não vi tudo seguido, hoje ainda apanho algum que não tinha visto o caso da receita de hoje. Gostei da maneira "(des)complicada" que ela tratou a receita, o qual utilizou batata palha de pacote, para fazer o atum com natas, a sensação que tive foi que se fosse o bacalhau com natas, utilizaria as mesmas batatas. Já utilizei (raramente) as batatas de pacote no bacalhau à Brás, agora com natas, nunca, frito sempre as batatas às rodelas. Mas realmente, numa pressa até gostei e muito desta "dica". A Cátia disse que o prato de atum com natas para 4 pessoas que tinha acabado de fazer ficou à volta de 3€, ok, isso não consegui fazer, sou eu com certeza que sou uma desgovernada. 😎 Com atum nunca tinha feito, mas a ver o programa, fiquei super curiosa e fiz logo no dia a seguir. 😇



Ingredientes:
-350 g de atum de conserva
-2 cebolas
-3 dente de Alho
-200 g de batata palha
-pimenta
-noz moscada
-sal marinho
-azeite
-coentros (1 molho)
-1 ½ Pão seco para ralar

Molho béchamel : 
250 g de leite
100 g de natas;
30 g de margarina;
30 g de farinha

Num tacho coloquei as cebolas às rodelas que reguei com azeite, deixei a cebola cozinhar até ficar translúcida, nessa altura juntei o atum escorrido e envolvi muito bem. Juntei as batatas palha e envolvi, nessa altura adicionei o molho béchamel e envolvi juntei coentros picados temperei com sal e pimenta moída na hora, e dei outra "envolvidela". Coloquei o preparado num tacho de ir ao forno com a espátula alisei a superfície , polvilhei com o pão, alhos e coentros ralados no robot de cozinha.  Levei ao forno a gratinar. Servi com uma salada de rúcula e tomate cereja. Ficou brutal, a fazer muitas mais vezes com certeza. :)

Nota: Eu coloquei as medidas da receita, que está aqui. Mas as medidas fiz as minhas. O molho béchamel igualmente. Visitem o vídeo que está tudo muito bem explicadinho ok? ;)

"Se você está seguindo o rumo errado, lembre-se que Deus encheu a estrada de sinais de retorno."

(H. Jackson Brown Jr)