sexta-feira, maio 20, 2016

BOLO DE LIMÃO COM AMÊNDOA






Bolo de limão com amêndoa há muitos, como este não acredito.😍 É magistral, ou brutal como preferirem, 😎 façam e depois digam alguma coisa. Eu não digo mais nada.😇


Ingredientes para o bolo:
-3/4 xícaras de farinha
-1 c. de café de fermento em pó
-1 pitada de sal
-3/4 de xícara de amêndoa moída sem pele (para fazer o massapão/marzipan)
-5 ovos grandes
-1 xícara de açúcar
-1 xícara de manteiga sem sal
-1 c. de sobremesa de extracto de baunilha
-2 c. de sopa de raspa de limão




Fazer o massapão/marzipan:
Numa tigela  coloca-se a amêndoa moída (bem moída), adiciona-se 1 xícara de açúcar em pó e uma clara de ovo. Bati muito bem com a batedeira até fazer o massapão:

Na tigela que continha o massapão sempre a bater com a batedeira na velocidade baixa, fui adicionando o açúcar, quando bem envolvido (sempre na velocidade baixa), fui adicionando a manteiga pouco a pouco (nunca adicionar, sem a anterior ter sido absorvida pela massa). Quando a manteiga estava toda adicionada, fui juntando os ovos um a um (sempre em velocidade baixa), adicionei a baunilha e fui batendo até fazer uma misturar homogénea. Juntei a raspa do limão e com uma colher de pau envolvi na massa, depois fui adicionando a farinha peneirada com o sal e fermento, aos poucos também, mas a envolver com a colher de pau sem bater. Deitei a mistura numa forma de bolo inglês untada e polvilhada com pão ralado. Levei ao forno previamente aquecido nos 180ºC, no meu forno levou 50 minutos, cada um sabe do seu forno. Mas o teste do palito é infalível neste bolo. ;) Quando o bolo estava cozido ainda quente e sem tirar da forma despejei um pouco de glacê e deixei arrefecer um pouco. Depois retirei o bolo da forma e despejei o resto do glacê. Polvilhei com um pouco de açúcar em pó, para dar um "estilo". 😅

O glacê fiz com 6 c. de sopa de sumo de limão, 3/4 de xícara de açúcar em pó e com a vara de arames bati até ficar uma mistura brilhante.

"Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria."

(Santo Agostinho)