A apresentação do projecto consistiu numa visita ao maior campo de produção de pimentos da Península Ibérica, onde a empresa Monliz produz pimentos de origem sustentável para Knorr. Seguiu-se o workshop “O que está dentro de um cubo Knorr?”, onde a nutricionista Helena Cid falou sobre a desidratação, processo natural que consiste em retirar a água a alimentos frescos e que é utilizado pela marca para conservar os ingredientes que utiliza, mantendo todas as suas propriedades nutricionais.
Por último, assistiu-se ao vivo à confecção manual do Tempero Knorr Alho, Louro e Pimentão que foi seguidamente utilizado pelo Chef Pedro Gaspar num delicioso pica-pau que a audiência pôde provar.
Estava então percorrido o caminho “da natureza até à mesa”, caminho esse que a marca quer partilhar com todos os consumidores, através do site que foi especificamente desenvolvido para o projeto.
Para Sónia Pargana, responsável pela marca Knorr, “O projecto “Naturalmente Knorr” surge da vontade e necessidade de explicar aos consumidores portugueses, e sobretudo à geração mais jovem, de onde vêm os ingredientes utilizados em Knorr, quais os cuidados que são tidos aquando da sua produção, no que respeita a sustentabilidade, e, por fim, como são conservados os ingredientes e como são feitos os produtos que comercializamos.”
A sustentabilidade é uma das grandes preocupações desta marca da Unilever Jerónimo Martins. Knorr promove a agricultura sustentável e promove a protecção do meio ambiente, através de cuidados como a promoção da biodiversidade, a redução do consumo de água e a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa.
A marca acredita que a receita para o sabor dos seus produtos começa nos campos e, por isso, tem um objectivo bastante ambicioso: chegar a 100% de ingredientes de origem sustentável, já em 2020, sendo que, actualmente, 92% dos 13 vegetais e ervas aromáticas que mais utiliza já são de origem sustentável.
Estudo internacional da Knorr sobre ingredientes de origem sustentável.
Os resultados de um estudo feito recentemente para a marca Knorr, demonstraram que quase dois terços (64%) dos consumidores Europeus acreditam que os legumes cultivados de forma sustentável têm um sabor melhor.
Este estudo representativo contou com a participação de mais de 12.000 consumidores de seis países europeus (França, Polónia, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Holanda) que foram questionados sobre o consumo e a utilização de ingredientes de origem sustentável.
Os resultados foram bastante motivadores para Knorr, que, tal como já referido, acredita que a agricultura sustentável traz benefícios significativos tanto para os consumidores como para o meio ambiente e reflecte essa crença na escolha dos ingredientes que utiliza nos seus produtos.
Seguiu-se para o Workshop "O que está dentro do caldo Knorr" no auditório do museu, com o chef Pedro Gaspar, deste momento, não tirei fotos, gostei de estar a usufruir do momento e atenção. Depois seguiu-se o almoço desenhado pelos chefs Carlos Madeira e Pedro Gaspar, na lindíssima cozinha do museu, que foi preparada nesse dia para o almoço. Estar a almoçar num espaço com tanta história e essência, é mágico.
(Imagem retirada da net)
Conheci várias pessoas muito interessantes e bonitas, tive uma grande empatia logo, com a #Fátima Moura do Conversas à mesa. Um dia inesquecível. Um muito obrigada à #Knorr, por tão gentil convite e que junto com a #Monliz Alpiarça nos recebeu tão, mas mesmo tão bem, mesmo!