terça-feira, agosto 30, 2016

DOCE DE FIGOS





Adoro fruta, toda a fruta mas no Verão a fruta de época é mais variada. Como A-M-O o Verão então "estou nas sete quintas": (Significado: Estar contente, sentir-se satisfeito e realizado.):))))
Origem: Diz uma lenda antiga que os Reis portugueses possuíam, no concelho do Seixal, sete quintas, onde o rei e a comitiva passavam vários fins de semana. Quando estavam por lá, sentiam-se maravilhados. É como eu me sinto no Verão: Maravilhada. :)




Chegou uns figos pingo de mel cá a casa, eram de dois tamanhos, uns mais pequenos e outros maiores. A quantidade era grande, estragar, não está na minha maneira de ser e passar na vida. Resolvi utilizar os figos mais pequenos para fazer o doce, o seu sabor era mel. Vamos ver como fiz.

Ingredientes:
-1kg de figos
-300 g de açúcar amarelo
-50 ml de água
-2 paus de canela
-2 estrelas de anis

Lavei os figos e cortei-os em quartos. Coloquei os figos e resto dos ingredientes num tacho. Levei a lume brando até cozer os figos e harmonizar sabores, retirei os paus de canela e as estrelas de anis, com a ajuda da varinha-mágica desfiz os figos. Levei de novo o tacho ao lume até fazer ponto de estrada, o que foi rápido. Deitei o doce nos frascos esterilizados.


Nota: Os figos eram tão doces que para a quantidade de figos chegou perfeitamente a quantidade de açúcar que utilizei.

Encontram-me aqui no Instagram

"A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.
A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...

Tudo bem!

O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.
Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos."


(Chico Xavier)