sexta-feira, setembro 16, 2016

BOLO DE FRUTAS CRISTALIZADAS COM RICOTTA





Este bolo muito fofo e húmido para acompanhar um chá (o caso) tem menos gorduras do que a maior parte dos bolos. Procure frutos cristalizados da melhor qualidade que sejam vendidos em bocados grandes de uma maneira geral, tem um travo agradável e são muito menos açucarados do que as frutas cristalizadas que se compram previamente cortados e embalados. Eu compro na Tremosseira, para este bolo comprei, 2 tangerina, 1 pêra, 2 tira de abóbora, uma verde e outra vermelha, (retiro o excesso de açúcar com a ajuda de uma faca antes de cortar) e cortei em quadradinhos (75 g de fruta). Vamos ver como fiz o bolo.


Ingredientes:
-300 g de Ricotta Galbani
-3 ovos
-200 g de açúcar amarelo
-275 g de farinha Branca de Neve
-75 g de frutas cristalizadas
-raspa de 1 limão
-1 c. de sopa de fermento em pó
-2 c. de sopa de leite meio gordo
-manteiga para untar a forma (23 cm de diâmetro)
-açúcar em pó para polvilhar


Esmaguei o Ricotta Galbani com um garfo, bati as gemas de ovo, juntei o Ricotta e o açúcar continuei a bater até estar todos os ingredientes bem ligados. Adicionei a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands], os frutos cristalizados a raspa do limão e fermento em pó. Mexi muito bem até estar tudo envolvido. Acrescentei o leite e voltei a envolver (sem bater). Adicionei metade das claras em castelo firme e envolvi suavemente, acrescentei o resto das claras. Deitei a mistura numa forma untada de manteiga e forrada com papel vegetal, de novo untado. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, a cozer, no meu forno levou 50 minutos (já sabem, o teste do palito, tem que sair seco no meio do bolo, se preferirem que coza mais rápido utilizem uma forma de chaminé).

P.S. Peço imensas desculpas do bolo não ter fotos aberto, mas foi consumido fora de casa, e aí produções fotográficas não há! Não tenho pachorra. :)

Encontram-me no Instagram aqui!















Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal