quinta-feira, setembro 15, 2016

FIGOS DE PITEIRA DICA#11



Quando tinha 5 anos tive a Tosse convulsa, e lembro-me de ir com a minha saudosa mãe a Queluz a um sitio longe da estrada (mata) e a minha mãe com uma faca cortar uma folha grande carnuda e colocar no saco e virmos para casa. Quando chegávamos a casa a minha mãe lavava e com certeza retirava os picos à folha, depois abria  a mesma (estilo peixe escalado, sem separar) colocava açúcar mascavado e pendurava a folha com um cordel, a calda que ia pingando para dentro de uma tigela, era essa mesma que me curou, tomava como xarope, não sei quantas vezes ao dia, mas sei que a minha mãe devia ir dia sim dia não buscar mais uma folha. Ainda (re)lembro do meu saudoso pai, com uma pinça estar a tirar picos nas mãos da minha mãe. Com certeza alguém na altura disse à minha mãe que fazia bem para a minha Tosse, e o que a minha mãe não fazia pelos filhos? Fazia tudo, até ficar com picos nas mãos, ela cortava com a ajuda de um pano de cozinha, mas os picos trespassavam o pano. Obrigada minha mãe! ❥ ❥

Na altura os figos de Piteira, ninguém apanhava ou sabia se era para comer, pelo menos cá em Lisboa. Há uns 30 anos, uma amiga minha a T. que é Espanhola é que me informou que lá em Espanha se vendiam os ditos e que eram uma delicia, sou sincera, nunca tive curiosidade, quando ia de férias via os ditos à venda, mas nunca comprei deixei passar o tempo, só sabia o que a minha saudosa mãe sofreu para eu me curar da tosse. Mas agora, como tudo se come e vi à venda os ditos figos de Piteira ou da Índia como preferirem comprei  gostei e muito. Não tem nada a ver com os figos é menos doce, mas com um sabor muito mais "elegante". Adoro. Agora os ditos já chegam cá a casa sem eu ter que passar pela loja para comprar. 😎 A foto foi de um dia que me apeteceu para o lanche os ditos com iogurte, o que agora tenho comido diariamente estes figos.

Se nunca experimentaram, comecem que vão a tempo agora que o tempo dos outros figos terminou. Estes ainda há. Estes da foto, ainda não tinham sido lavados, raspados com a faca para retirar os picos o que faço com umas luvas de pele. Para comer é só cortar as extremidades, dar um golpe ao comprido e puxar a pele do figo.

"Tão sublime quanto incondicional é o amor de mãe, que nos molda e quando não, nos aceita."


(Elaine Sekimura)