segunda-feira, outubro 24, 2016

LASANHA DE BACALHAU E ESPINAFRES





Já não fazia lasanha há bastante tempo e estou a falar de há 3 meses atrás, foi quando fiz esta. :) Eu sei, sou a atrasada, mas como calculam, cozinho todos os dias, e se a receita é para colocar no blog, eu coloco, mas fica em rascunho, e vai ficando, até um dia que começo a ver as receitas que tenho em rascunho, algumas vêm a luz do dia, já fora de época, mas como as épocas no meu blog, sou eu que dito, elas saem. :)) Vamos ver como fiz.  Tinha deixado a descongelar 3 postas boas de bacalhau para fazer à lagareiro, resolvi mudar as voltas e saiu uma excelente lasanha de bacalhau e espinafres.



Cozi o bacalhau, depois de cozido retirei espinhas e peles (a minha filha ainda apanhou uma espinha) :) e reservei. Cozi 1 kg de espinafres congelados temperado com sal marinho, coei e espremi o excesso de água e reservei. Fiz um refogado com uma cebola picada, 3 dentes de alho e uma folha de louro reguei com azeite virgem. Quando a cebola murchou, juntei 3. de sopa de polpa de tomate e envolvi muito bem, juntei 100 ml de vinho branco deixei  harmonizar sabores, juntei o bacalhau previamente cozido e reservado, e um molho de salsa picada, temperei com sal marinho e pimenta preta moída na hora, envolvi e deixei apurar e evaporar o liquido sempre em lume brando. Reservei.


Molho bechamel. Num tacho coloquei a manteiga, quando derretida juntei a farinha, e envolvo energicamente para envolver e não ficar com grumos. Vou juntando o leite sempre a mexer com a vara de arames até ter a textura que gosto (nem muito grosso nem muito liquido) tempero com sal, pimenta-preta e noz-moscada ralada na hora. As quantidades cada um sabe das suas necessidades.

Montagem da lasanha: Primeiro coloco uma tigela larga com água quente e mergulho as placas de lasanha conforme vou usando.  No fundo do tabuleiro coloco molho bechamel, placas de massa de lasanha, espinafres cozidos e escorridos e espremidos, a mistura do bacalhau e de novo molho bechamel. Vou continuando a montagem da lasanha: placas de massa, molho bechamel, espinafres, mistura de bacalhau e molho bechamel. A última camada acaba a cobrir a lasanha com as placas, molho bechamel e polvilhar com pão-ralado, levo o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180ºC, O tempo de cozinhar a massa, harmonizar sabores e gratinar.

P.S. Podem utilizar queijo ralado ao vosso gosto para gratinar em vez do pão ralado. A receita do molho bechamel com quantidades já se encontra no blog.

Encontram-me no Instagram aqui e Facebook!

"Se o momento é de crise, não te perturbes, segue...
Serve e ora, esperando que suceda o melhor.
Queixas, gritos e mágoas são golpes em ti mesmo.
Silencia e abençoa, a verdade tem voz."


(Chico Xavier)