quinta-feira, outubro 20, 2016

PASTEIS DE MASSA TENRA DE BACALHAU





Estava com vontade de pasteis de massa tenra, na véspera fiz bacalhau cozido com grão, aproveitei e cozi mais uma boa posta de bacalhau e reservei a água de cozer o dito (coei). A receita é a da minha saudosa mãe, para mim os melhores do Universo e arredores, mas sei que o que as nossas mães fazem é sempre o melhor, mas os da minha mãe (volto a escrever) eram os melhores, fazendo tudo a olho, mas a experiência era do melhor. Vamos ver como fiz.


Massa
-300 g de farinha Branca de Neve
-2 colheres de sopa de manteiga
-1 colher de sopa de azeite
-sal
-200 ml de água

Fiz a massa, na banca da cozinha, deitei a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] com o sal e fiz um buraco no meio deitei a manteiga e azeite e fui mexendo com as pontas dos dedos até estar tudo muito bem envolvido. Fui deitando a água e envolvendo sempre com as mãos foi mesmo "deitar a mão na massa" como gosto. :) Quando estava tudo muito bem envolvido fui amassando até achar que a massa tinha a textura que a minha mãe me disse. Reservei durante uma hora. Depois foi esticar a massa com o rolo até ficar fina e colocar uma colher de sobremesa de recheio cobrir com a massa e cortar com o corta massas ou uma chávena. Depois é levar a fritar em óleo (utilizei o óleo de amendoim) até estar lourinho.

Recheio:
Retirei peles e espinhas do bacalhau e desfiei. Reservei. Num tacho coloquei uma cebola picada com 2 c. de sopa de manteiga. Quando a cebola estava translúcida, adicionei 2 c. de sopa de farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] e envolvi energicamente, fui juntando a água reservada de cozer o bacalhau até ter uma textura de bechamel.  Juntei duas gemas batidas, adicionei o bacalhau desfiado e reservado e um molho de salsa picada envolvi ao lume. Temperei com noz-moscada e pimenta preta moída na hora. Rectifiquei o sal, mas ter em atenção que o molho bechamel do recheio foi feito com a água de cozer o bacalhau. Para o meu gosto, nem acrescentei mais sal.

P.S. Servi com um arroz de tomate, que todo o pessoal sabe fazer, a receita já se encontra no blog e uma salada verde.

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui.



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal