quarta-feira, outubro 19, 2016

TARTE DE MAÇÃS GRANNY SMITH





Tinha uma receita de tarte para fazer, levava doce de gila, resolvi utilizar as maçãs Granny Smith pela sua acidez e não me arrependi. Ficou brutal


Ingredientes:
-1 massa de quebrada de compra do LIDL
-1 receita de doce de ovos
-200 g de doce de gila
-4 maçãs granny smith cortada em fatias finas (quartos) com casca
-1 limão (sumo)
-açúcar em pó q.b.

Doce de ovos:
-3 gemas
-125 g de açúcar
-60 ml de água
-vagem de baunilha

Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames. Levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.

Montagem: untar uma tarteira e forrar com a massa quebrada do LIDL [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands]. Reservar. Quando o doce de ovos estava frio, adicionei o doce de gila e envolvi bem. Deitei esse preparado na tarteira previamente forrada com a massa quebrada. Cobri com a maçã previamente cortada e envolvida em sumo de limão. As bordas da massa enrolei para dentro (aproveitar a massa toda, o crocante desse excesso deu aquele toque). Levei a tarte ao forno pré-aquecido a 180ºC, na prateleira inferior do forno. Levou 50 minutos até ficar loura.

P.S. Peço desculpas de não ter nenhuma foto da tarte aberta, mas a mesma foi aberta fora de casa. Se não tiverem doce de gila caseiro, utilizem o de compra. Ao colocar a tarte na prateleira inferior, gosto que a massa coza primeiro no fundo, e só depois começa a cozer o resto e alourar. O que não acontecia se colocasse na prateleira do meio. (Alourava a maçã, antes de cozer a massa, mas é só a minha dica, que vale o que vale, cada um sabe como prefere). Se preferirem cortar o excesso de massa, cortem, cada um faz à sua maneira, nesta tarte preferi utilizar a massa toda, e não me arrependi. A acidez da maça e o crocante do excesso da massa, fez um contraste brutal com o doce do recheio.

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!


Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal