quinta-feira, novembro 24, 2016

BOLO DE CHOCOLATE






Bolos há muitos no blog e de chocolate já perdi a conta e não estou de apetites de estar a contar os ditos. Chocolate? Todos que me seguem sabem que eu e filhos somos "amantes" por tal iguaria desde sempre, desde que me conheço. É bom, claro se for de qualidade, tanto para comer só como iguaria ou em sobremesas, eu prefiro sempre a qualidade à quantidade. Há muitos anos atrás eu comprava sempre quando ia de férias a Barcelona os chocolates Cacao Sampaka, depois abriu em Portugal nas Amoreiras uma loja Cacao Sampaka, mas para muita pena minha e os restantes apreciadores deste chocolate, a loja em Portugal fechou em Novembro de 2014, tive que me voltar para outra marca, que no caso foi Valrhona, e quando tenho falta compro a marca Lindt, que também gosto, e qualquer deles tem variedades com vários graus de cacau. Mas cada um usa a marca que preferir. Não estou aqui a fazer publicidade às marcas de chocolate (se estou? É gratuitamente) só partilho com as minhas seguidoras ou seguidores o que uso e gosto, ok? Agora vamos à receita. :)



Ingredientes:
-8 ovos
-250 g de chocolate preto (já sabem o que eu uso, usem o que preferirem)
-200 g de açúcar (usei amarelo)
-30 g de farinha Branca de Neve
-200 g de manteiga (usei com sal)


Derreti o chocolate com a manteiga em banho-maria. Bati as gemas com o açúcar, até obter uma mistura fofa, acrescentei o chocolate derretido com a manteiga e envolvi muito bem. Adicionei a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] e envolvi e por fim as claras em castelo firme, envolver só sem nunca bater. Deitei a mistura numa forma untada e polvilhada com cacau, que levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 25 minutos (o bolo fica húmido). Retirei do forno e deixei esfriar um pouco antes de desenformar.

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!


Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal