quarta-feira, fevereiro 22, 2017

FILETES DE CAVALA COM ESMAGADA DE BATATA DOCE



Quem me segue, sabe a minha paixão por este peixe (cavalas), já contei muito por 👉aqui sobre as ditas. Gosto e pronto! Hoje para "parecer" um prato "gourmet" e elevar a cavala a peixe de 1º, resolvi dar um toque no empratamento "esmagada de batata-doce com alho e azeitonas verdes.😍 Vamos ver como fiz, a sua simplicidade no seu melhor.


Ingredientes:
-cavalas (mandei fazer os filetes na peixaria)
-dentes de alho
-sal marinho
-louro
-pimenta
-sumo de limão
-azeite virgem
-1 ovo
-farinha de milho q.b.

Temperei os filetes com os dentes de alho picados, o louro esfarelado, temperarei com sal marinho pimenta e reguei com limão. Deixei no tempero de um dia para o outro no frigorífico dentro de um Tupperware. No dia seguinte escorri e retirei todos os bocadinhos de alho e louro. Passei por farinha de milho, ovo batido e de novo por farinha de milho fritei em azeite, escorri em papel de cozinha.

Esmagada de batata doce
-2 batatas doces assadas
-2 dentes de alho
-1 mão cheia de azeitonas verdes descaroçadas
-azeite virgem extra
-pimenta-preta moída na altura

No processador coloquei as azeitonas e piquei. Reservei. Numa frigideira coloquei o alho picado, 2 c. de sopa de azeite extra virgem e deixei só o tempo de harmonizar sabores sem deixar alourar o alho. Juntei as azeitonas picadas envolvi e juntei nas batatas doces esmagadas com um garfo, envolvi bem. Depois? Foi fazer o empratamento para a foto e deliciar-me :)


Nota: Não utilizei sal na esmagada, o sal das azeitonas para mim mais que suficiente, mas se para o vosso gosto quiserem utilizar, usem!

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"No carácter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude."

(Henry Wadsworth Longfellow)