segunda-feira, abril 24, 2017

BOLO DE KIEV [ANIVERSÁRIO DO FILHO]





Sábado, dia 22 foi o Aniversário do meu filho, 33 anos.😍Mais um ano a somar aos que tenho como mãe desde que me escolheu para ser sua mãe. Mais um ano de grande felicidade, por ser tua mãe meu filho. Um grande orgulho, de seres o filho e Homem que és! Obrigada meu filho.😍


O bolo de aniversário do meu filho, resolvi fazer uma receita que o filho me passou. O filho comeu o bolo de Kiev e disse-me logo que era brutal, mas brutal mesmo. Passou-me a receita e guardei, era para fazer logo, mas estava a chegar a Páscoa resolvi guardar para essa altura, mas a Páscoa este ano foi tão próxima do aniversário do filho, que resolvi guardar para fazer o bolo para o seu dia, apesar que o filho quando nasceu foi num Domingo de Páscoa, mas passado 33 anos ainda não calhou em nenhum Domingo de Páscoa.😏 A receita do bolo fiz 2 ou seja 4 placas de suspiro (bolo) os ingredientes abaixo👇a quantidade dá para duas placas(bolo), por isso fiz 2 vezes. O creme é suficiente para o bolo de 4 placas (2 bolos). Um bolo brutal como muito bem o meu provador oficial (filho) diz!😋 Só peço desculpas da foto do bolo aberto, mas não ouve tempo para mais. 


Ingredientes bolo: X 2 vezes
-6 claras
-50 g de açúcar+200 g de açúcar
-1 pacote de açúcar baunilha (usei do meu açúcar baunilhado)
-50 g de farinha
-200 g de nozes


6 claras bater em castelo com 50 g de açúcar e um pacote de açúcar de baunilha. A parte misturar 200 g de açúcar, 50 g de farinha e 200 g de nozes um pouco partidas e torradas (na frigideira sem óleo ou no forno). Misturar tudo com as claras batidas no mesmo sentido. Eu dividi em duas formas de mola de 25cm forradas com papel vegetal, e vai ao forno 2h-2.30h 150ºC. A massa tem de secar para ficar tipo suspiros.

P.S. No final tirar e deixar repousar 12-24h numa grelha. Fiz 2 receitas, ou seja 4 bolos.



Ingredientes creme:
-500 g de manteiga sem sal
-300 g de leite condensado
-5 c. de sopa de Vodca, Rum, Whisky...)(utilizei Vodca)
-50 g de cacau

Depois bater 500g de manteiga sem sal e adicionar 300 g de leite condensado e 5 colheres de bebida branca (vodka, rum, whisky...). Dividir o creme em 4 partes iguais. E numa delas adicionar 50g de cacau em pó, essa parte é para a parte fora do bolo. O creme branco é para pôr entre as camadas de massa.

Montagem: coloquei um disco do bolo no prato, cobri com o creme, e assim sucessivamente até colocar o ultimo disco (bolo) e cobri com a 3º parte de creme de chocolate. Polvilhei o bolo com 200 g de noz levemente torrada no forno e grosseiramente picada.

Nota:Esse creme de manteiga é muito pesado, mas para esse bolo como é quase de suspiros o creme tem de ser bem espesso.

           (O filho nesta foto, faltava 4 dias para fazer os 4 meses, adoro esta foto os olhos do filho, sempre atento a tudo, e continua hoje)😊

"De todas alegrias da minha vida, uma das maiores é  teres me escolhida para ser tua mãe! Mauro, AMO-TE!"

(Isabel Miranda) 😍