sexta-feira, abril 21, 2017

CHEESECAKE DE AMENDOIM




Esta receita retirei do livro do Marco Costa, para o bloco que me acompanha na minha mala. Encontrei uma amiga, que tinha acabado de comprar o livro, pedi-lhe para dar uma olhadela, foi rápido (não estou a dizer, que o livro é fraco). Mas cheguei a uma conclusão, é sempre mais do mesmo, agora fiz umas "férias" não compro livros de culinária, só se mudar de casa (isso anda na minha cabeça 😂) o espaço, já começa a ser curto, apesar da minha casa de pequena não ter nada. Também estou cansada de abrir livros de culinária e as receitas são todas iguais mudam só a foto, e alteram a disposição dos ingredientes, está como os blogs de culinária, copiam, mas depois alteram a disposição de ingredientes e ops, é original da própria. Dá tão menos trabalho ser-se "pequenina" do que se criar algo ou só dizer de onde copiou a receita ou se inspirou. Enfim! Tanta conversa, para falar de um cheesecake que qualquer um sabe fazer, eu tirei uns apontamentos da receita do livro, depois fiz à minha maneira. A quantidade de 👉Cheesecakes, já são alguns, a minha experiência também a tenho.  Não tinha nenhum arco (parece impossível) mas como a minha saudosa Mãe sempre disse :"Uma Mulher enrascada é pior que uma barata de pernas para o ar" enrascada? Nunca fui, comprar um arco, isso pedia que tivesse que agarrar no carro e fazer 9 km, o que diga-se de boa vontade não estava para aí virada. Com a agravante, que tenho formas, " até vir a mulher da fava rica". E como disse 👉aqui, estou numa de descomplicar. Então resolvi o problema com o aro da forma de abrir, é igual ao outro? Não, mas que desenrascou e bem, desenrascou. Não sou daquelas Mulheres de modas, tudo passa na vida, depois? Mais monos até vir de novo a moda. Faz-me lembrar aquelas formas que se usam agora muito bonitas, fazem uns bolos lindíssimos, mas eu sou do tempo que até num tacho de alumínio se podia fazer um bolo, se não houvesse forma do tamanho que se precisava. Aqui está, a ordem do desenrascando.😊 o que a mim me interessa é o sabor, e continuo a dizer, para mim, não há sabor melhor (bolos dos que cozo nas minhas formas de alumínio). Vamos à receita, que fiz as minhas alterações.

P.S. Parabéns Marco Costa pelo percurso bonito que fizeste na tua estrada de vida. Desejos de enorme sucessos em todos os teus projectos.


Ingredientes:
-1 pacote de bolachas oreo
-100 g de manteiga (usei 50 g de manteiga sem sal+50 g de manteiga de amendoim)
-250 g de queijo creme
-250 g de nata
-60 g de miolo de amendoim sem sal
-150 g de açúcar (utilizei açúcar em pó)
-4 folhas de gelatina
- 100 g de chocolate preto


Primeiro coloquei o aro da forma de abrir no centro do prato de servir. Coloquei as bolachas Oreo dentro de um saco de plástico e catrapú, com o rolo da massa, mas sem as deixar em pó e sim encontrar bocados de bolachas. Adicionei as manteigas derretidas e envolvi muito bem, até estar uma pasta. Forrei o fundo da forma (prato) com a mistura. Levei ao frigorífico durante 1 hora. Entretanto coloquei as folhas de gelatina numa tigela com água fria a hidratar. Numa tigela bati as natas em chantilly com o açúcar. Adicionei o queijo creme também batido previamente, e fui batendo até ter uma mistura homogénea. Adicionei a gelatina derretida no micro-ondas e envolvi muito bem.  Deitei  a mistura na forma (arco) previamente colocado no frigorífico. Ao fim de 3 horas retirei o arco, e polvilhei com os amendoins que alourei previamente no forno.  Derreti o chocolate em banho-maria, e enfeitei o Cheesecake.

P.S. Não há fotos de fatias, foi uma sobremesa que levei para comer em casa de amigos, e produções fotográficas não há. Gosto de aproveitar o momento e o blog? Fica muito, mas mesmo muito depois. 😉

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer."

(Santo Agostinho)