Morangos, adoro, aliás adoramos, como fruta simples ou sobremesas o caso, saiu um gelado. Ou mais um!😂 Tenho todo o ano morangos congelados, que compro na altura que são mais doces, para nunca faltar o gelado de morango cá em casa. Ainda tenho morangos congelados do ano passado, mas este gelado já foi feito com os deste ano, que até eram bem doces e recheados (não eram ocos) como a maioria. Fiz um crocante de avelãs torradas, para juntar ao gelado, que saiu na perfeição o conjunto. 😍
Ingredientes:
-300 g de morangos lavados e sem pirolito e passados no processador, sem pulsar demais (gosto de encontrar bocados)
-2 c. de sobremesa de açúcar em pó
-200 ml de natas
-150 g +- de crocante de avelãs
Crocante de avelãs:
-50 g de avelãs levemente torradas no forno e sem pele
-3 c. de sopa de açúcar
-1 c. de chá de manteiga
Primeiro fiz o crocante de avelãs. Numa frigideira anti-aderente coloquei o açúcar e levei ao lume, deixei derreter até começar a alourar muito ao de leve (não fazer caramelo) nessa altura retirei do lume juntei a manteiga e envolvi muito bem até derreter, juntei as avelãs e envolvi. Deitei o preparado numa folha de papel vegetal e deixei arrefecer. Quando frio e endurecido com uma faca parti grosseiramente e reservei.
Fazer o gelado, bati as natas em chantilly com o açúcar em pó. Juntei a polpa da fruta e envolvi muito bem. Deitei o preparado na sorveteira a trabalhar durante 25 minutos, ao fim desse tempo adicionei o crocante de avelãs (sem desligar a sorveteira) e deixei só mesmo envolver, o que foi rápido. 3 minutos. Este gelado, é só mais um gelado de morango, mas o crocante de avelãs, foi o Rei do gelado, a mistura ficou brutal.
Nota: O crocante de avelãs, não é o mesmo que o praliné, o açúcar nunca fica escuro (caramelo), aliás vê-se no gelado. Aliás na lateral direita do blog tenho vários pralinés.
(Buda)