terça-feira, janeiro 30, 2018

EMPADA DE PERU COM BRÓCULOS




Tinha um peça de peito de peru para fazer para o almoço, mas, não estava inspirada, lembrei-me de fazer empadas, que no fim resolvi fazer uma empada (dava menos trabalho a forrar uma forma do que várias)😂 Ainda bem que resolvi, pois ficou uma delicia. Coloquei a minha👉 Kenwood a tratar da massa, adoro colocar a mão na massa, mas como a minha bebé é uma maravilha, em menos de metade do tempo tenho as massas feitas sem muita sujeira e cansaço. Sim, minhas queridas (os) a idade não perdoa, e estou naquele degrau da vida que tenho que me poupar, se eu não o fizer ninguém o faz por mim. Agora para o pessoal que manda mensagens a perguntar pela bebé👉 (Kenwood) o porquê de eu não falar da máquina. Respondo a todas (os) mas para quem tem curiosidade, mas tem vergonha de perguntar eu digo a minha opinião. Estou satisfeita com a bebé e muito mesmo. Ao falar da👉Kenwood quando a comprei, foi só porque eu gosto de partilhar convosco o bom e menos bom (nem tudo). Mas não tenho que estar a fazer publicidade gratuita à marca, pois não precisa, além que não recebo para tal. Daí eu não estar a dizer: ah bati as claras, ah fiz o sumo, ah piquei a carne, ah fiz um batido etc... Mas estou satisfeita com a minha bebé sim senhora, é daquelas compras que se voltasse atrás comprava de novo, e com esta explicação penso que esclareci.😉


Ingredientes para a massa:
-300 g de farinha Branca de Neve + q.b. (p/enfarinhar)
-1 c. de café de sal fino
-50 g de Vaqueiro sabor a manteiga
-50 g de banha de porco
-1 dl de água norna
-1 gema + 1 c. de sopa de água (para pincelar as empadas)

Para o recheio:
-500 g de peru (cozido em fundo aromático)
-1 dl de azeite
-1 cebola picada
-60 g de farinha Branca de Neve
-3 dl do caldo da cozedura do peru
-sal marinho
-pimenta
-molho inglês q.b.
-especiarias=noz moscada + gengibre +caril +açafrão das Indias
-salsa
-bróculos cozidos al dente

1.Para a massa: Num robô de cozinha, junte a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] o sal, a Vaqueiro e a banha. Ligue o robô em modo intermitente, e triture até obter uma mistura com aspecto areado. Adicione a água morna e ligue de novo o robô,até ter uma massa ligada. Retire a massa, molde em bola e deixe repousar num recipiente tapado, durante 15 minutos.

2.Prepare agora o recheio: Num tacho, aqueça a azeite sobre lume médio, junte a cebola picada e o louro, mexa e salteie, até que fique macia (translúcida).

3.Dissolva a farinha no caldo da cozedura do peru (coado e arrefecido), e depois adicione à mistura no tacho. Mexa regularmente, até que o preparado espesse. Tempere a gosto com sal e pimenta, uma pitada das especiarias e gotas de molho inglês.

4.Adicione o peru (previamente limpo de peles e ossos e desfiado), envolva cuidadosamente no preparado adicionei os raminhos de brócolos e a salsa picada na altura. Retirei o recheio do lume e reservei, até que arrefeça.

5. Liguei o forno a 200ºC.

6. Na bancada enfarinhada, estendi a massa cerca de 2/3 da massa, com um rolo. Cortei uma rodela grande para forrar uma forma untada (das que abrem) e cortei outra rodela mais pequena para fechar.

7.Deitei o recheio (já frio) na forma forrada sem encher demasiado. Coloquei a outra rodela de massa e fechei a empada unindo bem a margem. Com uns restinhos de massa ainda fiz umas estrelas para decorar. Depois pincelei a superfície da empada com uma gema batida com umas gotas de água.

8.Levei ao forno a cozer por cerca de 35 a 45 minutos, até que a massa esteja estaladiça e bem dourada por cima. Retirei do forno e desenformei. Servi a empada  à temperatura ambiente com uma salada verde. Pode servir a empada quente.



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica