quinta-feira, janeiro 18, 2018

RICCIARETTI



Uns biscoitos simplesmente brutais como o meu filho disse. Quando vem cá a casa gosto de fazer sempre bolachas, biscoitos para ele levar para casa. Neste dia resolvi fazer esta receita do meu livro👉1001 Cupcakes, biscoitos e outras tentações. Um livro muito completo. Estes biscoitos já estavam em rascunho há uns 3 meses, chegou a altura de verem a luz do dia, como tantas outras receitas que continuam lá, não porque não mereçam ver a luz, mas sim porque vão ficando para baixo, e esquecidas. 😏


Ingredientes:
-125 g de miolo de amêndoa pelada
-15 g de casca de laranja cristalizada
-15 g de farinha Branca de Neve
-60 g de açúcar branco refinado
-4 1/2 de c. de chá de água
-100 g de açúcar em pó, mais um pouco para polvilhar
-50 g de farinha de milho
-1 clara de ovo grande
-3/4 de c. de chá de fermento


Deitei as amêndoas, a casca de laranja cristalizada e a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] no processador e pulsei até obter uma pasta.
 Deitei o açúcar e a água num tacho e levei ao lume até ferver, baixei o lume, e ferveu mais 2-3 minutos até ficar reduzido a um xarope espesso.
 Retirei do lume, e juntei a pasta de amêndoa e misturei bem. Coloquei numa tigela e deixei arrefecer, o que foi rápido.
 Liguei o forno a 140ºC, e forrei um tabuleiro com papel vegetal. Reservei 1 c. de chá de açúcar em pó e peneirei o restante açúcar e a farinha de milho para a bancada.
 Bati a clara e o açúcar reservado até ficar um merengue firme. Adicionei o fermento à pasta de amêndoa, e a seguir envolvi a clara batida em merengue até ligar. Deitei a massa na bancada (onde tinha polvilhado a farinha de milho e açúcar em pó), envolvi muito bem na mistura, formei um rolo com 6 cm de espessura, e espalmei-o até ficar com 4 cm. Cortei em fatias de 2 cm (aqui é ao gosto de cada). Coloquei os Ricciarettis no tabuleiro e levei ao forno pré-aquecido (como explicado acima☝) durante 30 minutos ou até crescerem mas ainda estarem suaves no meio. Deixei arrefecer no tabuleiro durante 2-3 minutos, a seguir coloquei-os numa rede metálica até arrefecerem completo. Polvilhei com açúcar em pó.

P.S. Quem me segue sabe que eu dei a dica logo no inicio do blog que congelo as claras, mas a que utilizei nesta receita, não foi congelada, pois estas bolachas foram feitas neste mesmo 👉dia, "foi dois em um" quando escolhi a receita a fazer. Há que ser prática.😁



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica