quinta-feira, março 08, 2018

LASANHA DE PEIXE, COGUMELOS E BRÓCOLOS



Ingredientes:
-1,600 kg de filetes de pescada
-800 g de cogumelos (usei cogumelos Paris)
-1 1/2 kg de bróculos
-1 cebola grande
-2 folhas de louro
-polpa de tomate
-sal marinho
-60 ml de vinho branco
-azeite virgem
-pimenta preta moída na hora
-massa de lasanha
-molho béchamel (usei caseiro, usem o que vos dá mais jeito)
-pão ralado q.b.
- placas de lasanha pré-cozida (gosto de marcas Italianas, mas cada um usa a que mais gosta)


Num tacho com água, sal marinho e uma folha de louro cozi os filetes, que depois de cozidos reservei. Cortei os floretes dos brócolos ( os caules aproveito,  descasco e corto em quartos e congelo para as sopas de legumes) e cozi-os em água temperado com sal marinho.. Fiz um refogado com a cebola picada, uma folha de louro reguei com azeite virgem. Quando a cebola murchou, juntei a polpa de tomate e envolvi muito bem, juntei o vinho branco deixei harmonizar sabores, juntei os cogumelos cortados em fatias na altura, e temperei com sal marinho, com o tacho tapado em lume brando deixei cozinhar os cogumelos  "murcharem". Quando cozinhados aumentei o lume (os cogumelos largam muita água) e adicionei o peixe, temperei com pimenta preta moída na hora, envolvi muito bem e deixei harmonizar sabores e evaporar o caldo.  Reservei.


Molho bechamel.
Num tacho coloquei a manteiga, quando derretida juntei a farinha, e envolvo energicamente para envolver e não ficar com grumos. Vou juntando o leite sempre a mexer com a vara de arames até ter a textura que gosto (nem muito grosso nem muito liquido) tempero com sal, pimenta-preta e noz-moscada ralada na hora. As quantidades cada um sabe das suas necessidades.

Montagem:
Num tabuleiro coloquei molho bechamel de seguida coloquei as placas de lasanha previamente demolhadas em água quente até cobrir o fundo do tabuleiro. De seguida cobri com o preparado do peixe e cogumelos, em seguida cobri com os brócolos cozidos, voltei a cobrir com as placas de lasanha previamente demolhadas em água quente, cobri com o molho bechamel, mistura do peixe e cogumelos e brócolos, e assim sucessivamente até terminar os ingredientes, a ultima camada é de placas de lasanha e voltei a cobrir com o resto do molho bechamel que polvilhei com pão ralado,  levei a lasanha a forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo de cozinhar a massa harmonizar sabores e gratinar a superfície. Podem polvilhar com queijo ralado, eu tenho no blog várias receitas de lasanha com queijo ralado, mas ultimamente prefiro utilizar o pão-ralado, cada um utiliza o que preferir.

Nota: Podem utilizar o molho bechamel de compra, eu prefiro fazer sempre o meu. Mas cada um utiliza o que preferirem.😉

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Deus, se um dia eu perder as esperanças, ajude-me a lembrar que os teus planos são melhores que os meus."

(Chico Xavier)