sexta-feira, março 09, 2018

BOLO KIEV



O bolo de Kiev já tenho 👉aqui 3 bolos. Este bolo foi para presentear uma amiga no seu aniversário, a como um dos filhos dela não gosta de chocolate, resolvi fazer bolo de noz, para fazer o bolo igual ao do 👉meu aniversário mas com o bolo de noz em vez de chocolate. Peço desculpa de não ter fotos do interior do bolo, mas este bolo como escrevi atrás foi uma oferta para uma amiga. O  feedback foi: Brutal!


Ingredientes bolo suspiro
-6 claras
-50 g de açúcar+200 g de açúcar
-1 pacote de açúcar baunilha (usei do meu açúcar baunilhado)
-50 g de farinha Branca de Neve
-200 g de nozes

6 claras bater em castelo com 50 g de açúcar e um pacote de açúcar de baunilha. A parte misturar 200 g de açúcar, 50 g de farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] e 200 g de nozes um pouco partidas e torradas (na frigideira sem óleo ou no forno). Misturar tudo com as claras batidas no mesmo sentido. Eu dividi em duas formas de mola de 25cm forradas com papel vegetal, e vai ao forno 2h-2.30h 150ºC. A massa tem de secar para ficar tipo suspiros.

P.S. No final tirar e deixar repousar 12-24h numa grelha

Ingredientes creme:
-500g de manteiga sem sal
-300 g de leite condensado
-5 c. de sopa de Vodca, Rum, Whisky...)(utilizei Vodca)

Depois bater a manteiga, e adicionar o leite condensado e a bebida branca (vodka, rum, whisky...).


Ingredientes do bolo de noz:
-150 g de manteiga (usei sem sal)
-150 g de açúcar (usei 120 g de açúcar amarelo)
-150 g de farinha Branca de Neve
-3 ovos
-1 c. de chá de fermento em pó
-125 g de nozes
-1 cálice de vinho do Porto

Bati a manteiga com o açúcar até obter um creme cremoso. Juntei depois os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Adicionei a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] junto com o fermento, quando bem envolvido adicionei o vinho do Porto e bati até ficar uma mistura homogénea. Por fim adicionei as nozes grosseiramente picadas e envolvi. Deitei a mistura em duas formas de 25 cm (o mesmo diâmetro do bolo Kiev anterior)  untadas e forradas com papel vegetal. Levei as formas ao forno pré-aquecido a 180ºC  até espetar o palito e sair seco. O que foi rápido sendo a massa dividida por duas formas fica com uma altura menor (levou 20 minutos).

Montagem:

coloquei no meio do prato um pouco do creme. Coloquei o 1º bolo noz, depois cobri com creme, coloquei uma placa de suspiro, e voltei a cobrir com o creme, de seguida coloquei a segunda placa de suspiro e cobri com creme. Por fim coloquei o 2º bolo de noz, e apertei para o bolo aderir bem ao creme. Levei o bolo ao frigorífico durante 1 hora para firmar. Ao fim desse tempo cobri o bolo todo com o resto do creme, e cobri as laterais do bolo com nozes previamente torradas na frigideira e partidas grosseiramente.



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica