sexta-feira, junho 01, 2018

LAGARTOS





Uns biscoitos deliciosos, que nem sei o porquê ainda não terem aparecido aqui no blog. Uma grande falha minha é com certeza. Naqueles dias de nostalgia que todos temos (eu tenho e muitos) como já aqui 👉escrevi. Gosto de agarrar nos meus livros de culinária e cadernos de quando era nova (miúda) pois esses sim tem a minha essência, não é aqueles livros que comprei ou me ofereceram desde que tenho blog. Este meu👉 caderninho, tem tantas histórias (estórias) minhas, as folhas muito amarelas, manchadas de salpicos de falta de cuidado meu, mas era/é o meu caderno adorado. Diz que para fazer os lagartos é preciso utilizar um funil/bico especial, eu deixei-me de especialidades,e resolvi utilizar um dos muitos bicos de pasteleiro que tenho. Utilizei um bico maior, os meus lagartos são mais gordinhos, mas não tive paciência para fazer com um bico mais pequeno, nunca mais me despachava. Os meus lagartos estão bem alimentados😂Deu 60 biscoitos, se fizerem com um bico mais pequeno e fizerem magricelas dá o dobro.😲


Ingredientes:
-250 g de açúcar (usei 180 g de açúcar amarelo)
-4 gemas
-1 clara batida em castelo
-250 g de manteiga
-raspa de 1 limão grande
-600 g de farinha Branca de Neve
-1 c. de café de bicarbonato de sódio

Na minha bebé👉 KENWOOD coloquei a manteiga, gemas, casca ralada de limão e açúcar, e bateu até obter uma mistura homogénea. Adicionei a clara batida, e envolvi em baixa velocidade. Juntei a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] misturada com o bicarbonato de sódio, e deixei envolver sempre em baixa velocidade. Fui colocando bocados de massa dentro do bico, e com a ajuda do dedo empurrei a massa que coloquei em tabuleiros forrados com papel vegetal, levei a forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo de alourar, no meu forno levou 12 minutos.

Nota:  As  claras que sobraram já sabem, como muito já escrevi aqui no blog no patamar das dicas, toda a minha vida as congelei, depois é descongelar esperar um pouco que descongele e usar. Tenho uns Tupperwares pequenos que coloco 3 claras em cada, quando preciso, é só somar as claras que preciso e descongelar.

P.S. Na foto abaixo está a foto do meu adorado caderninho e bicos. Tinha bicos mais pequenos? Tinha sim senhora como se vê na foto, mas utilizei o bico que está em 1º.


Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!🙋


Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica