quarta-feira, janeiro 16, 2019

BOLO DE AMÊNDOA RECHEADO COM MOUSSE DE LIMÃO [BOLO DO MEU ANIVERSÁRIO]






Este ano, não queria fazer bolo, não me apetecia fazer jantar, ou seja queria que o meu aniversário fosse como sempre quis na vida. Um dia normal como ele é, sem apagar velas, que nunca gostei, quando criança e jovem era "obrigada" pelos meus saudosos pais, depois casei com 17 anos, continuei a ser "obrigada" a apagar velas, mais tarde aos vinte quando tive a minha filha, e aos 25 o filho,  fui mesmo obrigada a fazer sempre o bolo e apagar as velas. Quando os filhos começaram a  compreender, disseram, num aniversário meu que não fiz bolo: não há anos sem bolo, e ficaram tristes, filhos tristes nunca quis nem quero na minha vida enquanto por cá andar. Faço e farei tudo, que for preciso movo montanhas se for preciso. A partir daí fiz sempre o bolo para apagarmos as velas, nada de festas pois não gosto como muito já escrevi por aqui no blog. Ah, e não me façam surpresas, pois eu sou mulher que não gosta de todo das ditas. Mas como escrevi atrás este ano não queria mesmo e disse ao filho, mas ele disse logo: tudo bem mãe, mas quando sair do trabalho passo aí por casa para te dar um beijinho, trabalhando ele em Oeiras, vir na hora de ponta à Charneca da Caparica atravessar a ponte e chegar cá a casa e eu não ter nada, não, não sou mãe para dar tristezas ou preocupações aos filhos. Disse-lhe filho, a mãe não vai fazer nada de especial, se quiserem vir jantar venham. Ok mãezinha.😄 Assim fiz um bolo simples mas teve a aprovação do filho: brutal.

P.S. Quando me perguntam o porquê de eu dar mais valor à aprovação do filho e não da filha. O valor que dou é igual, pois são os meus filhos que amo, acima de tudo e todos, só que ele sempre foi e é sincero, se gosta diz, mas se não gosta também o diz. Já a filha é aquela Princesa tudo o que a mãe (eu) faça, está divino, maravilhoso. 😎 É só por essa razão que o meu provador oficial (filho) é que dá a nota.


Ingredientes:
-180 gr de açúcar de coco
-250 gr de amêndoas moídas com pele
-5 ovos
-60 gr de pão ralado
-1 c. de (chá) de fermento em pó
-100 gr de manteiga
-rum q.b. (para pincelar os bolos, mas podem passar essa parte)

Misturei-se as gemas com o açúcar, a manteiga derretida e a amêndoa com pele passada pela 1-2-3 (eu nunca deixo em pó gosto de encontrar bocadinhos de amêndoa) batendo muito bem. Depois juntei o pão ralado com o fermento e por fim as claras em castelo, só envolver.  Dividi a massa em duas formas (20 cm) untadas e polvilhadas em pão ralado. Já sabe o teste do palito. No meu forno  levou 20 minutos, já sabe se cozer só numa forma leva um pouco mais, mas aí o teste do palito é infalível.

Nota: eu dividi a massa por duas formas, para rechear com mousse de limão,mas podem fazer só numa forma e cortarem o bolo ao meio.



Mousse de limão:
-1/2 lata de leite condensado
-200 ml de natas para bater
-sumo de 2 limões
-3 folhas de gelatina hidratadas e derretidas

Numa tigela bati o leite condensado com as natas até obter uma mistura homogénea e fofa. Adicionei o sumo do limão e continuei a bater. Juntei a gelatina derretida e envolvi muito bem. Reservei a mousse.

Montagem do bolo:

Forrei uma forma de 20 cm com película aderente, coloquei o primeiro bolo arrefecido e pincelei com rum, depois cobri o bolo todo com a mousse de limão reservada e alisei. Coloquei o segundo bolo e comprimi bem o bolo para aderir bem à mousse. Voltei a pincelar a superfície com rum e envolvi o bolo e forma toda em película aderente. Levei ao frigorífico de um dia para o outro. Barrei o bolo com chantilly e enfeitei com morangos e como não podia faltar o chocolate pincelei com ganache, estilo Picasso😎 com a ajuda da colher fui deixando cair o chocolate à vontade dele, sem pressas e sem frescuras.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida."

(Platão)