segunda-feira, abril 08, 2024

BOLO DE AMÊNDOA

 


Uma receita que improvisei, queria um bolo de amêndoa e não podia levar lactose, resolvi fazer este bolo que saiu delicioso, foi o bolo que esteve na nossa mesa de Páscoa. Sobre o empratamento (interior do bolo) o tempo era precioso, não estou com apetites de produções fotográficas, se quiserem acreditar que ficou excelente óptimo, se não colocam no canto. Continuo sem vontade de blog, peço desculpa aos meus seguidores, vou continuar com o blog mas sem obrigatoriedade!🙏😘




Ingredientes:
-250 g de açúcar
-2.5 dl de água
-9 gemas e 3 claras
-50 gr de manteiga (usei sem lactose)
-330 g farinha de amêndoa ( pelei 350 g de amêndoa que moí na altura, e assim fiz a minha farinha com o verdadeiro sabor)

Fazer a calda, levar ao lume os 2.5 dl de água com o açúcar até atingir o ponto pérola. Misturar as gemas com as claras, e passá-las por um coador. Quando a calda está no ponto, tempera-se os ovos, e volta-se a deitar no tacho sem parar de mexer. Adiciona-se a manteiga e a  farinha  e continua-se a mexer até ficar tudo bem envolvido. Forrei uma forma de fundo amovível com papel vegetal e  manteiga sem lactose. Deitei o preparado na forma e levei ao forno a 180ºC, durante 35 minutos no meu forno ( não deve cozer demais, é um bolo húmido) e finalmente deixa-se arrefecer antes de tirar da forma. Polvilha-se com açúcar em pó.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋


"Vale mais lutar com gente de bem do que triunfar sobre gente ruim." 

 (Baltasar Gracián y Morales)