quarta-feira, outubro 23, 2019

BOLO SINGELO DICA#20




Mais um bolo que vai para o patamar «bolo 2 ovos», um bolo simples e delicioso. A receita saltou da minha 👉Bíblia Pantagruel, um livro muito "rico" em receitas de bolos com 2 ovos. Vamos à receita.


Ingredientes:
-225 g de açúcar (utilizei 180 g de açúcar de coco)
-250 g de farinha
-125 g de manteiga
-2 1/2 dl de leite
-2 ovos
-1 c. de chá cheia de fermento em pó

Bati as gemas primeiro com o açúcar e com a manteiga amolecida em banho-maria e, depois de engrossar, incorporei, alternadamente e aos poucos, o leite e a farinha peneirada com o fermento, sem parar de bater. Envolvi levemente as claras batidas em castelo. Deitei o preparado numa forma untada com o fundo forrado com papel vegetal também untado e polvilhada com pão-ralado. Levei  a forno pré-aquecido a 180ºC, a cozer, até espetar o palito e sair seco. Cobri com glacê, mas pode servir simples ou polvilhar com açúcar em pó. Ao gosto do freguês.

Glacê:
-1/2 chávena de açúcar em pó
-1 1/2 c. de sopa de água

Misturar tudo muito bem até obter uma mistura brilhante pronta a aplicar.

Nota: Abaixo de algumas receitas deste livro, está conselhos (dicas). Neste bolo vinha descrita esta abaixo*

  *Segredos e conselhos:
Quando na massa de um bolo, se incorporam alternadamente elementos secos (como a farinha) e líquidos (como o leite), a incorporação deve começar pelos secos. Basta dividir estes em 4 partes e os líquidos em 3, e depois de cada adição bate-se apenas até ficar homogéneo, excepto após a última que deve bater-se vigorosamente até fazer bolhas mas só até fazer bolhas. Nunca deve bater-se de mais para não inutilizar a acção do fermento.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Respire fundo, ouça a sua música favorita e você vai perceber que tudo vai ficar bem, nada é permanente."

(Camila Cabello)