segunda-feira, janeiro 27, 2020

BOLO MARIOLA






Esta pérola saiu doutra "pérola" o meu livro de 👉Pantagruel. Um bolo que vai para o patamar do👉 bolo 2 ovos. A cobertura e recheio utilizei claras de ovos que tenho sempre congeladas, as mesmas que sobram das minhas sobremesas, bolos, gelados etc... Um bolo fofo, delicioso e resumindo por miúdos utilizando um termo do meu provador oficial (filho): brutal! Vamos ver a simplicidade.


Ingredientes:
-225 g de farinha
-200 g de açúcar (utilizei 150 g de açúcar de coco)
-90 g de manteiga
-60 g de miolo de amêndoa moída
-1 c. de sopa deágua morna
-1 c. de chá de fermento em pó
-2 ovos
-merengue cozido, nº 3021*




Bati a manteiga com o açúcar até ficar cremosa e a seguir com as gemas, a amêndoa, a água e a farinha peneirada com o fermento, pouco a pouco, batendo sempre.  Envolvi o preparado nas claras em castelo sem bater só mesmo envolver. Deitei o preparado numa forma (20cm) untada e polvilhada com pão ralado. Levei ao forno pré-aquecido a180ºC. Teste do palito. Depois de frio. Corta-se o bolo ao meio que se recheia com o merengue cozido (ou suiço como quiserem chamar) coloca a outra metade do bolo e cobre-se com o restante merengue. Coloca-se o bolo no forno brando (rápido) para dar uma cor e secar.


*Merengue cozido (suíço)*
-250 g de açúcar em pó
-4 claras de ovos

Em banho-maria e com a batedeira, batem-se as claras com o açúcar até ponto de merengue, mas sem deixar ferver.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude."

(Henry Wadsworth Longfellow)