sexta-feira, maio 22, 2020

BOLO ENROLADO DE NOZES (TORTA)






Bolo enrolado ou torta vai tudo parar ao mesmo. Esta receita saltou 👉daqui! Uma torta simplesmente magistral, simples e de um sabor de ir ao céu e voltar. Tenho imensas receitas em rascunho desde o ano passado, mas estão guardadas há espera de ver a luz do dia. Esta foi feita enquanto estou na quarentena Covid. Sim, continuo, "o seguro morreu de velho" Vejo o pessoal já numa boa, a "pensarem" que isto já passou, antes fosse. Continuo a fazer o que comecei a fazer desde dia 9 de Março, há dias a falar com uma amiga ela perguntou-me se eu tinha medo? Não tenho, tenho é um enorme respeito por mim, pelos meus e pelas pessoas que andam a passear numa leviandade, que não se percebe. Mas, cada um sabe de si. Eu enquanto estou na cozinha não penso no menos bom. A cabeça está ocupada. O caso no dia que estava a fazer esta torta.


Ingredientes:
-120 g de açúcar (usei 100 g de açúcar amarelo)
-110 g de nozes
-6 ovos
-1 c. de chá de fermento


Bati as gemas com o açúcar até ficar uma mistura fofa, juntei as nozes passadas pela  máquina, usei a 1,2,3, (sou do antigamente, adoro a minha 1, 2, 3)😎, o fermento e as claras em castelo bem firme, envolvi sem bater com uma espátula. Levei a cozer a forno pré-aquecido a 180ºC, em tabuleiro untado e forrado com papel vegetal de novo untado. Foi rápido. Depois de cozido desenforma-se sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar pilé. Rechei com ovos moles, enrolei e coloquei por cima o resto. Polvilhei com nozes grosseiramente picadas.


Nota: No livro diz para fazer os ovos moles com 6 gemas e 150 g de açúcar, eu só utilizei 3 gemas e 80 g de açúcar, fiz metade, por isso não cobri a torta toda, mas para mim mais que suficiente.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida."

(Platão)