sexta-feira, outubro 16, 2020

ROLO DE MASSA FOLHADA RECHEADO COM MAÇÃS, NOZ E CARAMELO

 




Estava na limpeza do frigorífico, reparei que tinha um frasco de creme de caramelo, talvez há uns 15 dias. Tinha feito um Cheesecake com cobertura de caramelo e fiz a mais para depois fazer um gelado. Ok, o tempo passou, e não saiu gelado. Resolvi logo na altura fazer algo com o dito, estragar é que não. Retirei 1 massa refregirada folhada do Lidl do congelador, que tenho sempre congeladas, onde também congelo massa quebrada, massa areada e filló, quando preciso é só retirar meia hora antes de utilizar, e assim não ligo nem me preocupo com datas. Coloquei em cima da banca da cozinha e continuei na limpeza do frigorífico. Quando terminei olhei para os dois ingredientes e pensei o que fazer. Vamos ver o que fiz e como fiz.

Ingredientes

-1 massa refregirada retangular do LIDL (é só a que uso há anos: gosto)

-2 maças reinetas cortadas em cubos

-150 g de miolo de noz partido grosseiramente

-2 c. de sopa de pão ralado

-3 dl de creme de caramelo (a quantidade do creme que tinha no frasco)

-1 c. de sopa de manteiga

Numa frigideira anti aderente, coloquei a maçã cortadas em cubos com a manteiga, em lume brando deixei cozinhar a maçã, sem desmanchar, nessa altura juntei o creme de caramelo e as nozes, e envolvi sempre em lume brando, depois adicionei o pão-ralado e envolvi, o pão-ralado serviu para ligar os ingredientes e dar uma engrossadela. Reservei a mistura até arrefecer. Coloquei a massa aberta num tabuleiro com o próprio papel vegetal que traz e coloquei o recheio, fechei a massa para o recheio não fugir😎  e pincelei com gema de ovo misturada com umas gotas de água, levei ao forno pré-aquecido a 200º. O tempo de folhar e alourar. o meu rolo precisava mais de um pouco de forno para acabar de folhar, mas mesmo assim ficou uma maravilha.

Creme de caramelo

-75 g de açúcar

-25 g de manteiga

-70 ml de natas

-1 pitada de sal

Numa caçarola deita o açúcar e quando estiver derretido e caramelizado adiciona as natas aquecidas (cuidado com a ebulição para não se queimar), quando estiver tudo envolvido junta a pitada de sal retira do lume e adiciona a manteiga envolve bem até derreter a mesma e ter um creme cremoso. Reserva.

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Preocupas-te se a árvore de tua vida tem galhos apodrecidos? Não percas tempo; cuida bem da raiz e não terás de andar pelos galhos." 

( Santo Agostinho)