segunda-feira, novembro 16, 2020

BROAS

 





Adoramos broas, então com tanto confinamento, vamos fazer as ditas, as broas é mais na época do Natal, mas como "Natal é quando um homem quer"  e como eu sempre disse e digo: neste caso Mulher (eu) quer, e este ano de 2020 quero todos os dias, e não quando dita o calendário. Desde que os meus saudosos pais partiram e eu fiquei orfã, apesar da quadra do Natal ser a que eu mais amava, agora não, é uma quadra triste para mim. Este ano estou diferente, em causa o bicharoco. Quero que o Natal chegue rápido, fiz a árvore e presépio a 14 de Novembro, com 61 anos nunca tal tinha acontecido, toda a minha vida fiz a 1 de Dezembro, mas como escrevi atrás, o bicharoco anda a chatear há muito, então quero que a minha casa cheire a Natal. Enquanto estive em casa dos meus pais (até aos 17 anos quando me casei) a árvore de Natal sempre foi pinheiro verdadeiro, casei continuei com o mesmo, tive os meus filhos, tambem continuei com o verdadeiro, mas penso que as árvores artificiais, apareceram ainda não tinha o meu filho. Tinha o meu filho talvez uns 4 anos quando comprei a minha primeira árvore artificial, que comprei numa loja no Castil que tinha tudo para festas de aniversários e das quadras, Carnaval, Páscoa e Natal, naquele tempo não havia dia da mulher (sempre ouve, mas não se falava) para mais para mim, esse dia é desde que nasci. Halloween, etc... Americanices, que eu não gosto.😎 Mas voltanto atrás, nesse ano comprei a árvore artificial e enfeites, lembro-me duns pregadores, para se colocar na ponta dos ramos que se colocava umas velas pequenas e se acendiam mesmo. Hoje acho um perigo, na altura "chavala" achei o máximo e comprei uma caixa das mesmas. Acendia todos os dias à noite até o Ano Novo. Depois já não ligava tanto. E assim foi durante estes anos, sempre a mudar de árvore, e sempre de plástico (artificial). Este ano como eu já disse é diferente, se faço reciclagem de tudo, como continuar com uma árvore artificial, para isso já basta algumas pessoas que vão se atravessando no meu caminho. Resolvi este Ano mudar alguma coisa, não é só dizer e nada fazer. Resolvi dar (reciclar) a minha árvore com 2,10m de altura linda, gordinha, e ir buscar um👉 Pinheiro Bombeiro voltar aos cheiros da minha infância, fiquei feliz, adoro a minha árvore, e enquanto cá andar e se os Bombeiros continuarem com esta iniciativa irei sempre comprar (alugar) a eles o pinheiro. Gosto muito 👉do principio e fim desta causa.  Fiz uma árvore simples, como gosto,😍 a simplicidade no seu melhor. Os anteriores enfeites mais de metade também fiz reciclagem dei.😎 Então no Sábado foi dia de enfeitar a árvore e montar o presépio, e fiz estas broas deliciosas. A minha casa cheirou e cheira a Natal. Vamos à receita.

Ingredientes:

-250 g de batata doce cozida e descascada

-300 g de miolo de amêndoa moído com casca

-5 gemas + 1 ovo

-170 g de açúcar amarelo

-raspa de uma boa laranja

-sumo de uma boa laranja

Num tacho coloquei o sumo da laranja e açúcar levei ao lume até fazer um ponto de pérola, nessa altura retirei o tacho do lume e adicionei o miolo da amêndoa, e raspa da laranja envolvi bem, e fui juntando as gemas e ovo pouco a pouco mas mexendo enérgicamente, para não cozer os ditos. Levei de novo o tacho ao lume, e deixei cozer as gemas, até a mistura fazer ponto de estrada. Retirei do lume e coloquei a mistura numa tigela e tapei com pelicula aderente. Levei a mesma ao frigorífico durante 3 horas. Ao fim desse tempo forrei dois tabuleiros com papel vegetal e com a ajuda de duas colheres de sobremesa, fui enrolando a mistura (estilo pasteis de bacalhau) e coloquei no tabuleiro, que depois dei um jeitinho para ficar mais parecido com broas. Pincelei com gema de ovo e levei os tabuleiros ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 35 minutos.  No meu forno foi o tempo mas cada um sabe dos vossos fornos.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Que minha coragem seja maior que o meu medo, e que minha força seja tão grande quanto a minha fé."🙏

Amém🙏

 (Desconhecido)