Tinha frango assado que tinha sobrado de uma refeição, onde eu tinha assado frango e meio do campo e sobrou mais de metade. Retirei peles e ossos e desfiei, onde guardei numa caixa e congelei, para fazer noutra refeição. O que foi o caso. Serviu perfeitamente para esta deliciosa empada, aqui em casa nada se deita fora, tudo se transforma, assim a minha saudosa mãe me ensinou. Era para fazer uns pasteis de massa tenra, mas resolvi fazer a empada!
Ingredientes para a massa:
-300 g de farinha + q.b. para enfarinhar a banca
-1 c. de café de sal marinho moído
-50 g de manteiga
-50 g de banha de porco
-1 dl de água morna
-1 gema+ 1 c. de sopa de água para pincelar a empada
Para o recheio:
-frango assado desfiado
-1 dl de azeite
-1 cebola picada
-200 g de ervilhas cozidas com 1 folha de louro
-60 g de farinha
-3 dl da água de cozer as ervilhas
-sal marinha q.b.
-pimenta preta moída na altura
-noz moscada
Na minha bebé coloquei a farinha, sal, manteiga e a banha e liguei, até obter uma mistura com aspecto areado. Adicionei a água morna e deixei a bebé bater até obter uma massa ligada. Retirei a massa, fiz uma bola coloquei numa tigela e tapei, durante 15 minutos.
Num tacho coloquei, a cebola picada, o louro e azeite. Levei o tacho ao lume até a cebola ficar translúcida. Dissolvi a farinha na água de cozer as ervilhas, e depois adicionei no tacho. Mexi bem até envolver e a mistura espessar. Temperei com sal marinho, pimenta preta e noz-moscada. Adicionei o frango e as ervilhas, envolvi bem e deixei cozinhar um pouco em lume brando só até harmonizar sabores. Reservei até arrefecer.
Na banca enfarinha estendi a massa cerca de 2/3 de massa com um rolo. Cortei uma rodela grande para forrar uma forma untadas das que abre. Cortei outra rodela mais pequena para fechar.
Deitei a mistura reservada dentro da forma forrada sem encher demasiado e tapei com a rodela mais pequena unindo bem a margem. estiquei o resto da massa e cortei umas rodelinhas para enfeitar. Depois pincelei a superficie com a gema de ovo e a água e levei a forno préviamente aquecido a 200ºC, o tempo de cozer a massa, ficar estaladiça e dourada (à volta de 40 minutos no meu forno). Servi com uma salada verde.
Estou no Instagram e Facebook aqui!
"A gratidão é o único tesouro dos humildes."