sexta-feira, maio 07, 2021

BOLO ESLAVO





Uma receita que saltou da minha 👉Bíblia Pantagruel . Mais um bolo que segue para o patamar de👉 bolo 2 ovos. Ficou um bolo brutal como o meu provador oficial (filho) diz😍 o interior era para rechear com chocolate o creme de chocolate como pede na receita, mas a filha pediu para rechear com 👉creme de ovos que tinha sobrado de uma outra receita e eu fiz lhe a vontade, claro!😃 Vamos à receita. 

Ingredientes:

-230 g de farinha

-180 g de açúcar (utilizei 150 g de açúcar amarelo)

-125 g de manteiga

-125 g de leite azedo

90 g de chocolate

-2 ovos

-1 c. de chá cheia de fermento em pó

-1/4 de c. de chá de baunilha em pó

-Creme de chocolate com nata, nº 3058


Bati as gemas com o açúcar, juntei o chocolate derretido com a manteiga em banho-maria, a baunilha e o leite e adicionei aos poucos a farinha peneirada com o fermento, batendo sempre até fazer bolhas. Envolvi delicadamente as claras batidas em castelo. Deitei o preparado numa forma untada e polvilhada de pão ralado. Levei a forma a forno pré-aqucido a 180ºC.

*Creme de chocolate com nata, nº3058

Ingredientes:

-125 g de chocolate em pó

-100 g de açúcar (usei 40 g de açúcar)

-1 c. de chá de maisena

-3 ovos

-3 dl de leite

-2 dl de natas

-1/4 de c. de café de baunilha

  Num tacho, dissolvi no leite a maisena e o chocolate, e juntei as gemas batidas com o açúcar e a  baunilha. Levei o tacho ao lume sempre em lumo brando, mexendo sempre até levantar fervura. Tirei o tacho do lume e adicionei as natas e envolvi bem, depois de perder o calor, envolvi as claras batidas em castelo firme, levemente, sem bater, e deitei de seguida por cima do bolo (este processo tem que ser imediato, antes que firme).

Montagem do bolo: Abri o bolo ao meio e recheei com o creme de ovos, depois uni a outra parte do bolo, e deitei por cima o creme de chocolate, e deixei que ele próprio fizesse o seu trabalho, escorreu por onde lhe apetecesse.😎

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade." 

 (Carlos Drummond de Andrade)