segunda-feira, maio 03, 2021

SALMÃO NO FORNO COM BATATA DOCE

 

Salmão gosto e cá em casa também, mas tem que ser do selvagem, o de viveiro não consigo comprar. Há um tempo estava a falar com uma amiga ao telefone, e ela a dizer-me que tinha grelhado umas postas de salmão para o almoço, e ficou mal disposta, fez muito fumo e deitou muita gordura, eu disse logo, foi salmão de viveiro, o selvagem não acontece isso. Claro que lhe expliquei tudo, mas ela disse que não sabia ver qual o do viveiro ou selvagem. Eu disse: Se não quiseres estar a ler a origem do dito no preçário basta olhares o preço, o de viveiro é menos de metade do preço por kg.😎 Vamos ver como fiz.


Ingredientes:

-salmão (1 posta por pessoa)

-batatas doces

-colorau fumado q.b.

-alho em pó q.b.

-salsa em folhas q.b.

-ervas de provence q.b.

-pimenta-preta moída na altura q.b.

-sal marinho q.b.

-rodelas de limão

-azeite q.b.

-1/2 copo de vinho-branco

Descasquei as batatas e  dei uma pequena cozedura em água e sal até ficar firmes, mas não cozidas na totalidade, se fosse massa eu diria (al dente). Num tabuleiro coloquei as postas do salmão as batatas cortadas às rodelas à volta do peixe, as rodelas de limão entre o peixe. Temperei com sal e pimenta, polvilhei com o colorau, alho em pó, salsa em folhas e ervas de provence, reguei com azeite e o vinho-branco. Levei o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo de cozinhar o peixe e alourar as batatas. No meu forno levou perto de 18 minutos. Servi com uns bróculos cozidos.

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente."

  (Píndaro)