sexta-feira, outubro 15, 2021

TORTILHA NO FORNO

 


No frigorífico andava lá uns ingredientes, a necessitar de consumir, pois o seu prazo estava a chegar ao término, e nesse mesmo dia cozi umas batatas para acompanhar uma receita ao almoço, sobrou, nem foi tarde nem foi cedo, ficou logo alí decidido o jantar. Resolvi fazer uma tortilha no forno, não queria fritos e em muita boa hora o fiz. Vamos ver como fiz. Simples e deliciosa.


Ingredientes:

-7 ovos

-1 molho de Bimis

-meio molho de espargos

-5 batatas médias cozidas cortadas em cubos

-100 ml de natas

-sal marinho q.b.

-pimenta preta moída na hora q. b.

-1 c. de café rasa de cúrcuma

Cortei as pontas   dos bimis, e espargos, lavei bem e reservei. Num tacho coloquei água com umas pedras de sal e quando a água começou a ferver em cachão coloquei os legumes, mal levantou fervura de novo, coei e dei lhes um banho de água fria, para parar a cozedura, pois queria que ficasse crocante no final da receita. Numa tigela, coloquei os ovos, natas, cúcuma, sal e pimenta, com a vara de arames, envolvi tudo muito bem, nessa altura adicionei as batatas, bimis e espargos, com muito cuidado, só envilvi bem com uma espátula, e deitei o preparado numa tarteira untada com azeite, com a ajuda da espátula, ajudei a "arrumar" as batatas e legumes, para ficar uniforme e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC o tempo de cozer os ovos o que foi rápido, é só o tempo de alourar. 👉Tortilha sempre fiz, a que o meu tio me ensinou há mais de 3 décadas, mas esta ficou uma maravilha, sem gordura, e sem fritura, ok 5 estrelas. Servi com uma salada.


Nota: Peço desculpas de não haver fotos do interior/empratamento, mas como já disse por aqui (blog) ando sem apetites do mesmo e isso interfere nas produções fotográficas.


Estou no Instagram e Facebook aqui!