sexta-feira, dezembro 03, 2021

CHILLI






O tempo já pede comidas de conforto, infelizmente para mim e filhos, nós gostamos é do Verão.😍 Mas temos que saber aproveitar todas as estações do ano, porque não somos milionários, se não andavamos atrás do Verão sempre, (não falando agora do(s) bicharoco(s), mas como se fossemos também teriamos um jacto particular. 😎 Já não fazia chilli há um tempinho, resolvi a questão para o dia seguinte, coloquei o feijão de molho, retirei uma peça de carne de porco (já existe no blog, chilli com carne de vaca) da arca, que no dia seguinte piquei na minha 👉bebé. Vamos à receita


Ingredientes:
-1,5 kg de carne de porco picada
-5 dentes de alho
-1 kg de feijão manteiga
-azeite
-malaguetas ou piri-piri q.b.
-molho*

Primeiro deixei o feijão de molho de um dia para o outro. Escorri a água, e lavei o mesmo em várias águas. Coloquei o feijão numa paneta com uma folha de louro e sal, e levei ao lume a cozer, o que levou 35 minutos, numa panela normal. O feijão que compro perto de minha casa na Tremosseira é de exelente qualidade, e o que a Pandemia me fez de bem, foi ter tempo e descobrir que é um instante que se coze qualquer qualidade de feijão ou grão, pelo menos deste que compro na Tremosseira, pois ao longo da minha vida fui comprando nos superes, e ficavam sempre uns cozidos e outros rijos, daí seguir para as latas, agora deixei de todo as latas ou frascos. Vamos seguir com a receita.

  Coloquei os dentes de alho picados num tacho grande cobrindo o fundo do mesmo com azeite e levei a lume brando, quando harmonizou os sabores, juntei a carne e sempre em lume brando deixei cozinhar (mexendo de vez em quando) até ela deixar de deitar sucos, e a mistura da carne começar a ficar mais seca, nessa altura adicionei o molho, e envolvi bem deixei levantar fervura. Nessa altura, adicionei o feijão e envolvi, juntei 3 malaguetas, e rectifiquei o sal, e sempre em lume brando deixei que os sabores se harmonizassem. Ficou exelente.

*Molho:

-1 cebola 
-5 dentes de alho 
-1 lata de tomate pelado grande 
-1 c. sopa de manjericão 
-1c- sopa rasa de oregãos 
-1c. de café de sal marinho 
-1c. de café de açúcar 
-azeite q.b. 
-vinho branco q.b. 

Refogar tudo, em lume brando durante meia hora . Passar com a varinha mágica e reservar.

Estou no Instagram e Facebook aqui!