segunda-feira, fevereiro 14, 2022

BOLO DE ABACAXI, CENOURA E COBERTURA DE BRIGADEIRO

 




Este bolo saiu para aproveitar um abacaxi que era amargo até ao infinito, por fora a casca estava amearelinha, as folhas saiam, como se quer, para saber se o dito está no ponto, mas depois de abrir, era rijo, sem sabor, branco, bem tinha todos os defeitos que um abacaxi pode ter,😎 e não era da marca, pois comprei dois e o outro era docinho e amarelo, e foram ambos comprados no Continente. Fazer compota, não estava para aí virada (eu Isabel).😁 Pensei fazer um bolo de abacaxi e cenoura que liga na perfeição, e para enriquecer o dito fiz a cobertura de brigadeiro. Vamos ver como improvisei e fiz. 


Ingredientes:

-1 abacaxi descascado e cortado em bocados.

-4 cenouras descascadas e raladas

-2 ovos

-80 ml de óleo

-180 g de açúcar mascavado

-1 c. de chá de canela

-150 ml de leite azedo ( misturar 1 c. de sopa de vinagre no leite e deixar repousar 5 minutos no minimo)

-280 g de farinha

-1 c. de chá de bicarbonato de sódio

 Primeiro cozi o abacaxi e depois escorri a água e com a varinha mágica fiz uma polpa do dito. Reservei para arrefecer. Untei uma forma e polvilhei com pão ralado e reservei. Numa tigela coloquei os ovos,  óleo, leite azedo e o açúcar e bati bem com a vara de arames, até ficar uma mistura homogénea. Adicionar a farinha com o bicarbonato e envolver bem sem bater. Depois adicionar a cenoura com a polpa do abacaxi, e envolver bem com uma espátula. Deitei o preparado na forma préviamente preparada e levei ao forno pré-aquecido a 180º. No meu forno levou uma hora. O teste do palito não serve para este bolo, pois ele fica húmido. Para verem se está cozido, precisa de estar firme no meio ao toque. Se fizerem de forma de chaminé, com certeza, leva menos tempo. Depois de retirar a forma do forno, deixei o bolo arrefecer durante 20 minutos antes de desenformar. Depois de desenformado, e arrefecido, cobri o topo do bolo abundantemente com a cobertura de brigadeiro que a filha agradeceu.😍


Ingredientes de brigadeiro:

-1 lata de leitecondensado

-1 c. de sopa de manteiga

-30 g de chocolate em pó

 Levei o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó ao lume mexendo sempre. Quando começou a ferver, baixei o lume e deixe cozinhar, sem parar de mexer, por cerca de 5 minutos ou até ferver um creme consistente.


Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho." 

(Dalai Lama)